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Você sabe o que é customer experience e qual a sua importância?

o que é customer experience

Você sabe o que é customer experience? Já ouviu falar sobre esse termo? Conhecido também como CX, ao ser traduzido ao pé da letra significa experiência do cliente. Mas você sabe qual a sua importância e como isso alavanca seus negócios? Pensando em esclarecer, a Insider preparou esse artigo para sanar todas as suas dúvidas. Continue a leitura!

Afinal, o que é customer experience?

Em primeiro lugar, vamos entender o que é customer experience. Como citado na introdução, é tudo sobre a experiência do cliente. Mas, como se aplica na prática?

Customer Experience ou Experiência do Cliente é o nome dado a todas as ações tomadas, impressões e sentimentos percebidos pelo cliente ao longo de todos os processos de vendas, isso inclui: pré, durante e pós-venda. Ou seja, essa técnica é importante desde do atendimento até a jornada final do cliente.

Implemente o customer experience na sua empresa em 5 passos!

1. Defina os valores da sua marca

Após compreendido o que é customer experience, o primeiro passo para implementá-lo no seu negócio é definir o que você quer entregar para o seu consumidor. Isto é, estabelecer a missão e os valores da empresa através do serviço/produto que ela oferece. Uma dica fundamental é criar perguntas que alinhem a expectativa do cliente na sua marca, por exemplo: “será que meu produto/serviço atende todas as necessidades do meu público?

2. Invista no atendimento ao cliente

O que é customer experience? É relacionamento. Foque nisso para estabelecer estratégias de CX no seu negócio. Em outras palavras, o contato inicial do cliente com a sua empresa é com o atendimento. Então, treine seus funcionários para realizarem atendimentos humanizados. Eles devem entregar a missão e os valores da empresa durante essa relação. Empresas que visam o lucro acima de tudo, não são bem vistas no mercado. Pense sempre em entregar experiência e, juntamente a ela, virão os feedbacks e a fidelização.

3. Seja empático e criativo

Como vimos anteriormente, é preciso cativar o seu cliente de maneiras surpreendentes. Para isso, use e abuse da sua criatividade para criar maneiras alternativas de manter sempre seu usuário fiel. Além disso, através da empatia, de se colocar no lugar do outro, sua empresa poderá se destacar no mercado, podendo ter “insights” (ideias/pensamentos) de novos produtos/serviços que atendam um desejo, ou uma necessidade de um público segmentado, diferentemente do seu público normal.

4. Foque na comunicação

Para manter um bom relacionamento com cliente, invista em uma boa comunicação. Com isso, utilize a tecnologia ao seu favor. Na Insider você pode criar uma pesquisa de satisfação online e entender quais são as reais impressões do cliente sobre o seu negócio.

5. Avalie suas métricas

Fechando o nosso guia “O que é customer experience”, temos a avaliação de métricas. Sua função é monitorar os resultados, checar, comparar e perceber se eles vêm trazendo engajamento para o seu negócio. Caso contrário, estude as novas oportunidades de mercado e trace um novo perfil de consumidor.

Realize a sua pesquisa de satisfação com a Insider!

Agora que você já domina o que é customer experience, conte com a ajuda da Insider! Estamos há mais de 20 anos realizando pesquisa inteligente em mercado e opinião. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

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