A população de terceira idade compreende cerca de 10% dos brasileiros e, inclusive, tende a aumentar. Entretanto, ela não é o alvo das campanhas publicitárias e nem mesmo está dentro da cartela de clientes quando uma nova firma está sendo formada, por mais que os velhinhos ainda estejam cheios de energias e prontos para novas experiências. Todavia, este cenário precisa mudar. Por isso, as empresas devem começar a observar e conhecer o perfil do consumidor da terceira idade, já que ele está cada vez mais ativo no mercado consumidor e não estar conectado com ele pode significar perda considerável de lucro. Pensando nisso, nós da Insider preparamos este artigo sobre o assunto. Confira a seguir!
O número de idosos brasileiros vem crescendo não só em quantidade, mas também onde se encontram. Eles estão cada vez mais realizando compras online, investindo em ações e abrindo comércios.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva aponta que os consumidores mais maduros movimentam até R$ 1,8 trilhão. Porém, este potencial comercial pode ser ainda maior se as empresas investirem em publicidade focada neste público. Visto isso, fica nítido ver o prejuízo que alguns empresários estão perdendo ao não pensarem neste nicho.
Portanto, para os donos de negócios que querem impulsionar suas vendas e prestação de serviços para este grupo, é preciso conhecer o perfil do consumidor da terceira idade. É isso que veremos a seguir!
As pessoas da terceira idade sempre estão voltadas para o bem-estar, ou seja, estão na busca de meios de estarem mais saudáveis e em forma. Isso é consequência de sua idade avançada e também pela vontade de uma vida mais longeva. Além de constantemente procurarem por produtos que facilitem sua rotina.
Eles não serão mais encontrados no padrão tradicional, como tricotando em casa ou jogando cartas, mas sim ativos em redes sociais. Ou então, viajando em grupo, participando de atividades sociais, fazendo esportes radicais e muito mais.
Dito isso, podemos chegar à conclusão de que o consumidor mais maduro busca por produtos:
Visto qual é o perfil do consumidor da terceira idade e onde eles estão, é preciso traçar uma estratégia de publicidade para alcançá-los. Siga o nosso passo a passo e crie sua própria tática!
Para começar, é preciso realizar uma pesquisa de mercado com o objetivo de compreender qual a parcela de pessoas maduras que sua empresa está alcançando.
Isto lhe dará uma dimensão de qual a porcentagem que ainda necessita ser atingida com a publicidade e como anúncios podem ser adaptados para o perfil do consumidor da terceira idade.
Em seguida, é preciso se reunir ao departamento de marketing. Nessa etapa, foque em publicidades que sejam ao mesmo tempo nostálgicas para a terceira idade e que exponham que o produto/serviço é voltado para o seu bem-estar. Lembre-se de que as ações devem ser diretas e focadas na usabilidade.
Pense também que eventualmente este grupo precisará entrar em contato com a sua empresa. Portanto, é necessário que haja pessoas capacitadas para lidar com ele. E, também, canais de atendimento que não sejam muito complexos, mas sim diretos e simples.
Esta ação não facilita só o entendimento dos mais velhos, mas também de todas as idades, gerando mais credibilidade à empresa.
Convencido de que você precisa alcançar o público mais velho para o seu negócio? Pois bem, conte com a pesquisa de mercado da Insider para descobrir o perfil do consumidor da terceira idade. Com 20 anos no mercado, estamos preparados para lhe auxiliar nesta nova fase da sua firma com pesquisas para compreender melhor o público que você quer atingir. Entre em contato e conheça mais sobre o nosso trabalho!
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