SP: +55 11 2548-3001           RJ: +55 21 2556-3300           insider@insider.com.br           +55 11 94542-4440

10 características fundamentais de um bom líder

Em primeiro plano aparece um bom líder e, em segundo plano, sua equipe

Liderar uma equipe não é uma tarefa fácil. Prova disso é que muitos profissionais ainda temem ocupar um cargo de liderança e perdem a oportunidade de se destacarem. Entretanto, há algumas características básicas que todos podem adquirir para se tornar um bom líder. Quer saber quais são elas? Continue a leitura e descubra!

Conheça as características de um bom líder

Confiante

Acima de tudo, um bom líder deve ser seguro de si e transmitir essa segurança para as pessoas ao seu redor. Isso não quer dizer que o líder deve ter todas as respostas para os desafios que surgirem. Mas, sim, deve adquirir toda a responsabilidade do problema e tentar resolvê-lo de forma ágil.

Especialista

Conhecimento é essencial para exercer a liderança de uma maneira positiva. Um bom líder deve ser um grande especialista na sua área — e isso vale para a vida e para o trabalho! Essa característica gera mais confiança própria e de terceiros, fazendo com que o líder seja visto como uma verdadeira autoridade no assunto.

Decidido

Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que essa característica não significa ser impulsivo. Os grandes líderes são sensatos, ponderados, reflexivos. Da mesma forma, eles analisam a situação, ouvem o que os outros têm a dizer e, então, tomam a melhor decisão possível. Mais importante, um bom líder não tem medo de errar!

Apaixonado

Ser apaixonado pelo que faz é uma das qualidades de um bom líder. Nesse caso, a paixão vem da determinação. Mostrar que ama seu trabalho com intensidade é uma forma de incentivar as pessoas ao redor e se tornar um exemplo para elas. Ser otimista, positivo e inspirador faz a diferença!

Visionário

Saber onde quer chegar, como quer chegar e porque quer chegar é o primeiro passo para o sucesso. Um líder deve ter um propósito para tudo o que ele quiser fazer. Ideias e projetos devem ser planejados e executados de acordo com o seu objetivo.

Generoso

Acreditar e estimular a inteligência coletiva é fundamental. Por isso, o líder deve aceitar que outros pessoas liderem e tenham a experiência de tomar a decisão. Afinal, nem sempre o líder terá a melhor resposta para um problema específico. Líderes fortes dividem a autoridade, e não somente usufruem dela.

Mentor

“Bons líderes não criam seguidores. Eles criam outros líderes”. Esta frase de Tom Peters exemplifica a qualidade de ser um bom mentor para as pessoas ao seu redor. O papel de um bom líder é ajudar os profissionais a atingirem seu potencial. Além disso, deve incentivar o desenvolvimento da equipe e repassar seu conhecimento ao próximo.

Positivo

Assim como já foi dito anteriormente, um líder deve ser sempre otimista. Essa é uma característica extremamente importante, pois o pessimismo da liderança pode contaminar os demais membros da equipe e atrapalhar seu desempenho. Um bom líder pensa sempre nas soluções e atrai todo mundo para enfrentar o desafio em equipe.

Corajoso

A coragem é o triunfo sobre o medo, e não a ausência dele. Um verdadeiro líder deve estar preparado para seguir em frente e enfrentar os desafios!

Grato

Por fim, a última característica da nossa lista é, na verdade, um sentimento: a gratidão. Um bom líder deve sempre dizer “obrigado” aos seus subordinados e reconhecer seus méritos. Afinal, ele não trabalha sozinho. O bom desempenho da equipe depende do esforço de todos os funcionários. Portanto, ser grato é primordial!

Gostou do nosso artigo sobre as qualidades de um bom líder? Em nosso blog você encontra outros temas interessantes sobre negócios e dicas do mundo empresarial.
A Insider é um instituto de pesquisa de mercado e opinião especializada em atender e entender seus clientes. Realizamos vários tipos de estudos, como pesquisa de clima organizacional  e imagem institucional. Entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços!

Posts Relacionados

× Chamar no WhatsApp!