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Inteligência de Mercado – Insider

O que é Inteligência de Mercado?

Também conhecida como inteligência competitiva, a inteligência de mercado é um processo de levantamento e aplicação de informações dentro da atuação de mercado, antecipando tendências e identificando oportunidades, servindo como um direcionamento para qualquer negócio que deseja atingir o público-alvo pré-determinado de maneira satisfatória, além de promover um direcionamento das estratégias que serão adotadas para se chegar a esse ponto e ultrapassar os concorrentes.

Com o serviço de inteligência de mercado que a Insider oferece, os empresários passam a prever com maior certificação algumas possíveis mudanças no mercado atual e, desta forma, conseguem estar sempre um passo a frente quando as mudanças se tornarem uma realidade. Por isso, é imprescindível ter visão de negócio e contratar os profissionais certos e especializados em análise e inteligência competitiva.

Inteligência de mercado nada mais é que transformar dados brutos em informações relevantes para as empresas e clientes. O grande desafio de trabalhar por conta própria nessa área é não saber – ou não conseguir – detectar as oportunidades e perigos que circundam sua empresa, e a Insider é preparada para ajudá-lo a buscar dados e planejar como agir da melhor forma diante desses obstáculos, com o objetivo de promover sua marca, produtos e serviços.

 

Processos de inteligência de mercado

  • Identificar as necessidades dos tomadores de decisões;
  • Identificar os hábitos e estilo de vida dos potenciais clientes e descobrir quem eles são;
  • Guiar o empreendedor a investir corretamente de acordo com o seu ramo;
  • Descobrir possíveis oportunidades de crescimento da empresa;
  • Transformar os dados coletados em conteúdos objetivos e de fácil compreensão;
  • Planejar e levantar informações;
  • Analisar informações de hipóteses/cenários;
  • Divulgar conhecimentos;
  • Verificar o conhecimento que foi gerado.

 

Inteligência de mercado e o seu negócio

O instituto de pesquisa Insider fará o processo de inteligência de mercado que renderá benefícios significativos para a empresa através de mapeamento e análise de informações, embasada em dados concretos. Através disso, traçar estratégias para o seu negócio adquire um caráter mais assertivo, pois é possível agir de acordo com as previsões de mudanças no mercado. Além de ficar sempre atualizado com as tendências do mercado e desenvolver possíveis oportunidades de crescimento da empresa.

 

Pesquisa de inteligência de mercado é com a Insider!

A Insider  é um instituto de pesquisa de mercado que trabalha com a excelência em pesquisas de inteligência de mercado, e sabe da importância desse tipo de conhecimento para o crescimento do seu negócio. Com a ajuda da Insider, você será capaz de colher dados e analisar melhor o que acontece em seu mercado, além de ter condições de antecipar tendências e identificar oportunidades a serem exploradas, entre outras coisas. Oferecemos o melhor suporte em pesquisa de mercado, com diversos planos de consultoria para diferentes ramos do mercado.

 

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Conte-nos mais sobre o seu negócio e sobre suas expectativas e saia na frente da concorrência com os nossos serviços de inteligência de mercado! Entraremos em contato o mais breve possível com uma solução personalizada para você.

Dúvidas Frequentes:

1 - Qual a diferença entre Inteligência Competitiva e Inteligência de Mercado?

Ao contrário do que muita gente pensa, os setores de Inteligência Competitiva e Inteligência de Mercado são bastante diferentes, mas se complementam. Apesar disso, cada uma têm as suas particularidades, e por mais que a preocupação em ambos os processos seja igual, o direcionamento é diferente. Mas quais são as suas preocupações? Transformar dados e informações em conhecimento para a tomada de decisões eficazes e para a construção de estratégias empresariais mais inteligentes. Confira as diferenças entre os dois processos:

• Inteligência Competitiva: essa inteligência tem um foco mais abrangente e concentra-se em uma visão a longo prazo sobre as atividades estratégicas das organizações.

• Inteligência de Mercado: já a Inteligência de Mercado observa diferentes aspectos de uma situação – de forma desconectada. Um exemplo disso é que o empreendedor pode prestar atenção nas ações dos concorrentes ao mesmo tempo em que analisa o perfil dos consumidores. Mas porque fazer isso? Isso pode facilitar – e muito – esse processo de tomada de decisão para definir novas ações que irão impactar diretamente o seu negócio.

2 - Quais benefícios a minha empresa pode ter à longo prazo fazendo uma pesquisa de Inteligência de Mercado?

Em conjunto com a Inteligência Competitiva, a Inteligência de Mercado contribui para o desenvolvimento de ações inovadoras dentro do ambiente corporativo. A análise de dados da concorrência e dos desejos/ necessidades dos consumidores feita a partir da Inteligência de Mercado possibilita que a uma marca inove na produção e no lançamento de novos produtos ou serviços, impactando positivamente o seu público-alvo.

Analisar as ações da concorrência e o perfil dos consumidores – em conjunto – estão entre as principais estratégias do processo de Inteligência de Mercado. Sendo assim, uma das maneiras mais interessantes de fazer essa análise da concorrência é focando em entender como eles atuam para que possamos extrair ideias para o planejamento de nossa empresa, e ao mesmo tempo identificar os principais desejos e necessidades do consumidor através de reclamações e etc. Dessa forma, será mais fácil identificar pontos onde é preciso melhorar e quais planos de ação será preciso criar para gerar novos públicos e ao mesmo tempo, fidelizar o antigo.

A Inteligência de Mercado também será crucial para se destacar da concorrência, afinal você conhecerá previamente o que eles estão fazendo e poderá conquistar o consumidor com maior facilidade, além de otimizar a comunicação entre cliente e empresa – aprimorando essa relação. Com esses dados em mãos, setores como o de atendimento, produção e vendas conseguem trabalhar com mais efetividade, estimulando a troca de informações.

3 - Por que toda empresa precisa trabalhar com Inteligência de Mercado?

A internet proporciona – com facilidade – a geração, o acompanhamento e a análise de dados não apenas sobre a sua empresa, mas também as concorrentes, tudo graças à ajuda de programas computadorizados. Além disso, ela favorece também o acesso a informações e ao conteúdo noticioso em tempo real. Ambos os tipos de monitoramento fazem parte de estratégias de inteligência de mercado, pois contribuem para um melhor entendimento do presente da empresa e para a projeção dos negócios futuramente.

Hoje em dia, a inteligência competitiva é fundamental para delinear um planejamento estratégico eficiente. Para que uma empresa se destaque no mercado, é necessário que ela conheça o seu segmento de mercado e o seu cliente profundamente, seja capaz de identificar problemas e formular soluções para cada um deles. Também é muito importante que a empresa busque saber como está o seu branding – pelos próprios clientes -, além de acompanhar as tendências do mercado, procurando saber em que – e onde – o seu público está se engajando.

E para fechar com chave de ouro, toda a empresa precisa criar novos recursos para produtos ou serviços já existentes, além de formular soluções para os problemas dos clientes, e claro, é necessário que ela identifique qual é o seu maior desafio e melhore com relação a isso e isso só será possível após uma pesquisa de inteligência de mercado.

4 - O que um trabalho de curadoria faz? E por que ele é benéfico para a empresa contratante?

Ao mesmo tempo em que a internet favoreceu o acesso rápido e em tempo real a dados e informações, ela também demonstrou que lidar com o grande volume pode não ser tão simples. Filtrar o que é realmente relevante para uma análise aprofundada e para uma tomada de decisões faz parte de um trabalho de curadoria de inteligência de mercado.

O trabalho de curadoria de informações tem como objetivo: fazer o monitoramento correto de notícias e sites que explorem o seu conteúdo, o engajamento qualitativo/ quantitativo das mídias sociais com o auxílio de softwares – e ferramentas – de Inteligência de Mercado. Esse setor também é responsável por fazer aplicações dessas análises – com base nos usuários da internet – em ferramentas como por exemplo, o Google Analytics. Por esse e por outros motivos é importante saber como lidar com cada tipo de informação obtida na pesquisa.

5 - Como a Inteligência de Mercado pode utilizar técnicas de Big Data para potencializar os seus negócios?

Essa resposta varia de empresa para empresa, e de como você busca saber sobre os seus clientes. Quanto mais informações você coletar sobre eles, mais facilmente você poderá diferenciar o seu atendimento e as suas vendas dos concorrentes, e é neste momento que a inteligência de mercado e o Big Data entram em ação.

O programa de Big Data nasceu nos laboratórios de computação de uma empresa, por meio de uma análises de dados, passou pelo marketing e mais tarde, envolveu a toda a empresa. Esse é um bom exemplo para criar ações de marketing mais estratégicas para o negócio, afinal esse tipo de ação só é possível quando se armazena e analisa dados.

Se interessou pelo setor de Inteligência de Mercado? Que bom! Nós da Insider estamos ansiosos para te ajudar. Entre em contato conosco e saiba mais.

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