Para uma empresa, independentemente do segmento, é de extrema importância implementar a opinião dos clientes nos planejamentos. Isso contribui para crescimento interno e externo, seja em tecnologia, presença de mercado, mão de obra ou outros itens da gestão. A pesquisa de satisfação entra nesse momento, e saber quais são as perguntas importantes para o questionário é indispensável. Neste artigo, a Insider separou as principais diretrizes que uma pesquisa do gênero deve seguir. Acompanhe, a seguir.
Saber o que os clientes pensam acerca dos serviços prestados ou produtos fornecidos é obrigação para qualquer empresa. Mas para chegar a bons resultados que contribuam para o crescimento da organização é preciso saber o que perguntar. Não é todo tipo de questionamento que termina em feedback construtivo.
A forma com as perguntas importantes serão abordadas dita toda o resultado. Por exemplo, é preciso adotar uma forma direta de saber aquilo que você deseja. Todavia, é preciso dosar a abordagem a fim de não especificar ou generalizar demais a pergunta. A linguagem precisa ser adequada ao público.
Um questionário longo com perguntas repetitivas e mal estruturadas pode cansar o cliente. Por isso, para melhores resultados, foque em perguntas mais claras, como dito, sem deixar de perguntar o que interessa. Avaliações mostram que questionários mais curtos tendem a focar nas perguntas importantes e obter melhores resultados.
“Qual seu grau de satisfação com nosso serviço?”. Dentre as perguntas importantes, as que utilizam modelo de nota são bem utilizadas. Comumente, são fornecidas oportunidades de avaliação em escalas (de 0 a 10) acerca de produtos e serviços. Por exemplo, 0 para representar muita insatisfação e 10, completo oposto. Isso ajuda a especificar melhor em que lugar o cliente se localiza no grau de satisfação com a empresa em geral.
“Você indicaria nosso serviço para um amigo?” é bem comum e igualmente importante. Quem gosta, compartilha. Um cliente disposto a divulgar, sem ganhar dinheiro para isso, ajuda nas vendas do produto. Na publicidade, é conhecido como “boca a boca” a venda que acontece por meio de indicações.
Fornecer um espaço para justificar as respostas, principalmente no esquema de notas, é essencial. O cliente consegue apontar questões pessoais que influenciam na sua satisfação (ou falta dela) com o produto/serviço. O sistema de avaliação para esse tipo de pergunta é mais específico, pois lida diretamente com as palavras do cliente. Você pode fornecer justificativas listadas também, terminando com a opção “outros”.
A melhor maneira de fazer uma pesquisa de satisfação é buscando por um instituto de pesquisa que entenda perfeitamente do que sua pesquisa precisa. É interessante contar com quem entende a importância da inteligência de mercado e saiba quais são as perguntas importantes para a realidade da sua empresa e serviços/produtos. Conte a Insider. Somos uma empresa de pesquisa de mercado em São Paulo com experiência no segmento. Em nosso blog, você encontra artigos exclusivos sobre machine learning, benefícios da pesquisa de mercado, pesquisa mercadológica, benchmarking e muito mais. Visite nosso site, conheça melhor os nossos serviços e entre em contato para mais informações. Estamos aguardando para melhor lhe atender.
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