Estudo de mudança de comportamento: como a pandemia atingiu o consumo?
A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de toda população mundial. Com o isolamento social e o impedimento de ir às ruas para fazer compras, por conta das aglomerações, o consumidor precisou se adaptar ao “novo normal” para conseguir seguir uma rotina minimamente estável dentro de casa. Com isso, o estudo de mudança de comportamento se tornou indispensável para marcas que desejam entender como atingir seu público, mesmo com o Covid-19. Veja o que foi descoberto, a seguir.
Estudo de mudança de comportamento mostra os impactos do Covid-19
Os dados que mostraremos a seguir, foram analisados por uma pesquisa da Nielsen e citam as mudanças nos hábitos de consumo perante a pandemia do novo coronavírus.
1. Princípio da pandemia
Foi possível notar com o estudo de mudança de comportamento que quando o Covid-19 chegou ao país, com alguns casos isolados, as pessoas começaram a buscar por produtos para manutenção geral da saúde e bem-estar. Com as transmissões e primeiras mortes, a prioridade passou a ser produtos para contenção do vírus – como álcool 70; saúde e segurança pública.
Com o pronunciamento dos casos e mortes múltiplas, os consumidores buscaram armazenar uma grande quantidade de alimentos e produtos de saúde, preparando a despensa para a fase do lock down. Em seguida, com a porcentagem de doentes aumentando a cada dia, as pessoas se adequaram às compras online, indo cada vez menos em lojas físicas. Com isso, houve uma preparação para a vida em distanciamento, principalmente em SP e no RJ.
2. Aumento de casos e dias atuais
Com os casos massivos, o comércio foi obrigado a fechar as portas e a população ficou cada vez mais isolada. Com isso, a preocupação do consumidor foi com viagens de compras restritas e também com o aumento do preço dos produtos. Todos precisaram se adaptar a uma vida dentro de casa.
Com o passar do tempo, a vida foi começando a voltar ao “normal”. As pessoas estão retornando às suas rotinas diárias e operando com cautela em relação à nova normalidade, como usando máscara nas ruas. De acordo com o estudo de mudança de comportamento, estamos vivendo uma fase de adaptação ao novo normal.
Como entender o que mudou no seu público?
Os dados que mostramos anteriormente, falam de mudanças nos hábitos da população de uma forma geral. Entretanto, o ideal para que você se adapte às mudanças impostas pelo Coronavírus, é entender como o seu público, especificamente, está se comportando. Para isso, conte com a pesquisa de hábitos de consumo da Insider e adeque sua marca. Talvez a solução para aumentar suas vendas seja criar uma loja online ou, caso você já tenha, diminuir o valor do frete. Essas e outras respostas você consegue conosco! Em casos de dúvidas, entre em contato agora mesmo!
Em nosso blog, você encontra outros artigos exclusivos sobre o assunto. Confira!
- Pandemia: a pesquisa de novos hábitos do consumidor é ideal para as marcas!
- Importância da pesquisa de mercado na pandemia
- Crise do coronavírus: o que mudou no comportamento do consumidor?