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Inteligência Competitiva – Insider

Inteligência Competitiva

O que é Inteligência Competitiva?

Inteligência competitiva, ou simplesmente IC, pode ser definida como processo contínuo e rotineiro de monitoramento e análise estratégica dos panoramas e conjunturas econômicas e mercadológicas ao qual seu negócio está inserido.  É um meio proativo de atrair e organizar as informações do seu mercado. Um mapeamento da concorrência, do público-alvo, do mercado em geral, para analisar as tendências e o cenário no qual sua empresa está inserida é essencial para que sua empresa consiga se destacar entre as demais. Essa é uma pesquisa fundamental para ter um bom processo de tomada de decisão em curto ou longo prazo, e a Insider é uma empresa de pesquisa especializada para resolver esse problema.

A inteligência competitiva é uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, mas também dos clientes e do mercado como um todo, analisado tendências e cenários, e permitindo um melhor processo de tomada de decisão a curto e longo prazo.

As conclusões obtidas através deste processo de inteligência de mercado permitem à empresa saber se ela de fato continua bem, quando comparada aos concorrentes. Dentro de uma era de competitividade baseada em conhecimento e inovação, a inteligência competitiva permite que as empresas possam efetivamente exercer a inovação dentro das firmas, antes que os concorrentes façam algo que a sua instituição poderia ter feito.

A atividade do setor de Inteligência Competitiva é altamente especializada, por isso necessita ser exercida por profissionais com competência para o seu desempenho. Afinal será esse profissional que produzirá a informação que será crucial para a tomada de decisões da empresa, ele será capaz de antecipar os acontecimentos, evitando que a organização seja surpreendida e também será ele que contribuirá para o processo de inovação da empresa.

Processos do estudo de Inteligência Competitiva

 

Coletar, aplicar e analisar (legal e eticamente) informações relativas às capacidades, vulnerabilidades e intenções dos concorrentes para montar as melhores estratégias e fazer com que a empresa contratante consiga se inserir tranquilamente no mercado entre os seus concorrentes e, com o tempo, venha a ultrapassá-los. Simultaneamente, ocorre o monitoramento contínuo do ambiente competitivo como um todo.

Em síntese, essa área tem como principais finalidades: apoiar o processo decisório, principalmente o estratégico por meio da produção de informação capaz de antever mudanças no ambiente competitivo e no macroambiente; contribuir com os processos de formulação das estratégias empresarias, dos planos de marketing e de inovação. Enfim, ela é responsável por evitar que a organização seja surpreendida pela concorrência através das informações obtidas.

Objetivos da Inteligência Competitiva

  • Identificar tendências de mercado;
  • Descobrir oportunidades;
  • Desenvolver análises estratégicas;
  • Mensurar suas forças e fraquezas para conseguirmos ir além;
  • Planejar e levantar informações;
  • Ajudar na montagem das estratégias mercadológicas;
  • Mapear riscos;
  • Rever e realinhar estratégias;
  • Aprender com os erros e acertos da concorrência;
  • Tornar o mais previsível possível os movimentos do mercado e da concorrência;
  • Avaliar os tipos de impacto de determinadas estratégias sobre o público-alvo;

A Inteligência Competitiva e o seu negócio

Toda tomada de decisão deve ser minimamente embasada em dados concretos e reais. E a inteligência competitiva permite um mapeamento e análise de tais informações de modo a tornar mais consciente esse processo difícil. Desta forma, para evitar que sua empresa se encontre e permaneça na fronteira competitiva dos avanços de sua área, é necessário estar sempre atualizado dos acontecimentos do mercado. A previsibilidade dos próximos movimentos do mercado e da concorrência pode ser alcançada caso o estudo de inteligência competitiva seja realizado por uma empresa de pesquisa experiente, como é o caso da Insider.

A maior parte das empresas de sucesso se dedicam a aplicar a inteligência competitiva para ampliar a sua competitividade em relação aos concorrentes. E você, tem pensado nisso? Com a Insider você não precisa se preocupar, temos o modelo de inteligência competitiva ideal para o seu negócio.

Perguntas Frequentes:

1 - Quais as vantagens do serviço?

O serviço de Inteligência Competitiva pode trazer muitos benefícios para a empresa contratante, independentemente do seu ramo ou porte. Vamos te mostrar como uma análise bem feita sobre os fatores internos e externos pode trazer diversos benefícios a sua organização:

• Ela poderá minimizar surpresas inesperadas dos concorrentes;

• Identificar oportunidades de crescimento e ameaças externas;

• Obter conhecimento relevante para formular ou para reformular o planejamento e as ações de todas as áreas envolvidas;

• Aprender com os erros, acertos e apostas da concorrência, para investir em melhorias internas e oferecer benefícios ao cliente;

• Compreender qual o impacto que as ações estratégicas terão sobre os concorrentes e sobre o mercado;

• E garantir formas para aumentar a sustentabilidade do negócio – pois isso agregará muito valor a ele.

2 - O que esse tipo de trabalho pode promover?

Empresas que utilizam bem as informações obtidas na análise de inteligência competitiva aprendem muito mais rápido, implantam mudanças rápidas no sistema, no planejamento de suas ações e claro, geram inovações com muito mais eficácia. Essas empresas que têm conhecimentos privilegiados são percebidas como visionárias pelo mercado competitivo e tendem a se destacar das demais.

E sobre os clientes, a organização consegue perceber as mudanças de comportamento mais rapidamente e consequentemente, apresenta serviços – ou produtos – inovadores com mais facilidade. Isso faz com que os clientes sintam que a empresa os entende e que ”advinha” o que desejam e o que precisam, gerando encantamento.

3 - Qual o ciclo da inteligência competitiva?

O ciclo da análise de Inteligência Competitiva é desenvolvido em 4 fases complexas que envolvem o planejamento, a coleta, a análise e a disseminação de informações. Entenda cada um desses processos.

O Planejamento é talvez uma das etapas mais importantes do processo, é nele que ocorre o estudo preliminar dos problemas que serão enfrentados e também quais serão os procedimentos necessários para uma análise correta dos dados.

Já a coleta envolve todo o processo de obtenção de dados que serão futuramente transformados em informação qualificada. A análise é a etapa em que a inteligência competitiva é gerada, pois será nessa etapa que todos os dados serão transformados em conteúdo e claro, em resultado futuramente.

E a disseminação é a última fase do ciclo e consiste na distribuição da pesquisa de inteligência formada, ela é apresentada de forma lógica e de fácil absorção para a empresa contratante, que usará as informações para melhorar os seus serviços.

4 - Quais métodos são usados na análise?

Nas últimas décadas foi criada a possibilidade de armazenagem de dados dos usuários e das empresas visando a obtenção, a extração, a análise e a aplicação dessas informações no plano de negócios de cada empreendimento. A maioria dos pontos que envolvem uma pesquisa de inteligência competitiva são quase que exclusivamente sobre o atendimento ao cliente, mas é óbvio que também será feita uma análise dos concorrentes e do ambiente externo à empresa, exatamente para que a contratante saiba em qual mercado ela está se inserindo e como ela pode fazer para vencer essa concorrência.

Estes são os pilares da inteligência competitiva: obter informações e utilizá-las de forma que produza um diferencial estratégico para a empresa, de forma adequada e profissional.

5 - O que uma empresa pode fazer com os dados da pesquisa de inteligência competitiva?

Os fragmentos de informação obtidos com a pesquisa de inteligência competitiva poderão facilitar a antecipação da empresa sobre as tendências do mercado, e propiciar a sua evolução em relação aos concorrentes. Com a utilização da análise, a empresa também terá melhores condições para traçar uma matriz SWOT corretamente e definir qual será a sua estratégia competitiva.

As conclusões que serão obtidas através da análise de inteligência competitiva permitem à empresa contratante saber se ela de fato continua competitiva, se existe sustentabilidade para o seu modelo de negócios e como ela pode empregá-lo. Afinal estamos inseridos em uma era de competitividade baseada em conhecimento e inovação, não é mesmo?

Se você deseja se destacar no seu ramo de atuação, conte com a Insider!

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