Entenda como as pesquisas de intenção de voto influenciam na eleição!

Pesquisas de intenção de voto no Brasil

O dia das eleições 2020 está chegando! Logo, as campanhas eleitorais estão a todo vapor por todo país. Durante esse período os eleitores vão escolher seus candidatos, pesquisando sua trajetória e assistindo a debates televisivos. Há alguns indecisos ou aqueles que desistem do candidato por conta das pesquisas de intenção de voto. No post de hoje vamos entender como funcionam essas pesquisas de intenção de voto e como elas influenciam nas eleições.

Importância das pesquisas de intenção de voto

As pesquisas de intenção de voto são essenciais para o entendimento do que o eleitor está pensando e as direções que ele está indo. A partir dessas informações, é possível modificar os planejamentos estratégicos da campanha para se adequar ao eleitor.

Influência nos eleitores

Até que ponto as pesquisas influenciam na escolha dos eleitores? Esse pensamento é bastante questionado, pois alguns estudiosos da área, com base em pesquisas, afirmam que não há relação direta. Numa pesquisa feita em 2018 pelo Ibope havia a pergunta: “Quais destas fontes são as três principais que você leva em conta para decidir o seu voto?”. Nas primeiras posições havia “notícias na TV” (42%); “debate entre candidatos” (38%); e “conversa com amigos, colegas, familiares” (35%). Em décimo lugar, estava “resultados de pesquisa e prévias eleitorais” com 7% de escolha.

Porém nas eleições 2020 há aqueles que desistem dos candidatos, por mais que sejam próximos da sua ideologia individual. Os eleitores escolhem quem tem mais chance de ganhar, para não “jogar o voto fora” com quem aparentemente não vai ganhar. Chamado de “bandwagon effect” ou “efeito adesão”, que é quando um só faz porque todos estão fazendo.

Como as pesquisas são feitas?

As pesquisas de intenção de voto para as eleições 2020 serão feitas por amostragens. Ou seja, uma pequena parte da população é entrevistada para representar toda a maioria. Por exemplo: nas eleições de 2018 foram ouvidas, em média, 2 mil pessoas, enquanto o Brasil possui aproximadamente 147 milhões de eleitores.

Veja na sequência como as pesquisas de intenção de votos são feitas:

Definir as estratégias

Primeiramente, é preciso definir:

  • a metodologia que será usada;
  • as variáveis importantes;
  • a amostragem;
  • a segmentação de público-alvo;
  • como será feita a abordagem de pessoas.

Entender o seu eleitor

Depois de definir as estratégias, o próximo passo é saber quem você vai entrevistar. É preciso identificar o gênero dos entrevistados, a faixa etária, classe econômica, onde moram e a escolaridade.

Questionário

Agora vem uma das partes mais importantes. Após ter escolhido o grupo, está na hora de fazer o questionário. Neste momento é importante lembrar que as perguntas devem estar relacionadas com o público escolhido.

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