SP: +55 11 2548-3001           RJ: +55 21 2556-3300           insider@insider.com.br           +55 11 94542-4440

Pandemia: a pesquisa de novos hábitos do consumidor é ideal para as marcas!

novos hábitos do consumidor

A pandemia do coronavírus transformou a rotina de milhões de brasileiros. Muitos perderam seus empregos, outros tiveram carga horária reduzida. Neste cenário caótico, as tendências de consumo mudaram e apresentaram novas vertentes que chamam a atenção dos profissionais de marketing. Desse modo, é fundamental que as marcas tenham consciência sobre os novos hábitos do consumidor para criar ações realmente efetivas neste momento de incertezas.

Neste artigo, a Insider abordará o novo comportamento do consumidor e a importância da pesquisa de hábitos de consumo. Confira!

Conheça os novos hábitos do consumidor durante a pandemia

1 – Compras online

Os novos hábitos do consumidor incluem, sem dúvidas, o aumento de compras pela internet. Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Csumono (SBVC) diz que: “61% dos clientes que compraram online durante a quarentena aumentaram o volume de compras devido ao isolamento social”.

2 – Categorias de compras

Segundo a SBVC, o destaque nas compras online é atribuído à categoria de alimentos e bebidas para consumo imediato. Aliás, as compras online são um dos novos hábitos do consumidor que devem permanecer após o período de pandemia.

3 – Notícias

Segundo um levantamento feito pela plataforma criativa MECA em conjunto com a empresa de pesquisa Talk Inc, o consumo de notícias aumentou. Hoje, mais da metade dos entrevistados consomem mais notícias que antes, principalmente através da TV aberta.

Tendências que devem permanecer pós-pandemia

É muito provável que os novos hábitos do consumidor perdurem após o término da pandemia. Entre as principais tendências duradouras, podemos citar:

  • apoio a pequenos produtores e microempreendedores;
  • compra online através de sites e aplicativos;
  • consumo consciente;
  • redução dos itens supérfluos;
  • valorização de marcas que assumiram um papel mais humano diante da pandemia.

Em conclusão, houve uma mudança realmente significativa no comportamento do consumidor. De acordo com a pesquisa do SBVC, 52% dos entrevistados compram mais em sites e aplicativos durante a quarentena. Além disso, 70% deles pretendem continuar comprando mais pela internet após o fim da pandemia. Logo, podemos dizer que esta é a tendência do futuro, que deve ser ainda mais explorada pelas marcas!

Importância da pesquisa de hábitos de consumo

A melhor forma de descobrir quais são os novos hábitos do consumidor é através da pesquisa. O método utilizado para realizar este serviço inclui entrevistas diretas com perguntas estratégicas. Desse modo, é possível identificar o comportamento do seu cliente antes mesmo de você lançar seu produto ou serviço no mercado.

A pesquisa de hábitos de consumo oferece um direcionamento eficaz para que sua marca possa se adequar ao “novo normal”. E, assim, seu negócio poderá encontrar novas possibilidades de dialogar com o público e seus parceiros.

Conte com a Insider!

A Insider é um instituto de pesquisa de mercado que atua em todo o Brasil. Realizamos a pesquisa de novos hábitos do consumidor para ajudar você a entender o comportamento e atitudes do seu cliente de forma mais fácil, porém profissional. Entre em contato conosco e solicite nossos serviços!

Gostou deste artigo? Acompanhe o blog da Insider e fique por dentro de todas as novidades! Veja os nossos últimos artigos:

Posts Relacionados

× Fale conosco pelo Whatsapp