Lançamento do livro da nossa sócia, Mônica Machado
No dia vinte e dois de novembro deste ano, o livro Antropologia Digital e Experiências Virtuais do Museu de Favela, escrito por Mônica Machado, jornalista, professora do curso de Comunicação da UFRJ e sócia da Insider foi lançado.
O livro conta um pouco da análise feita pela autora em relação ao uso das redes sociais por jovens das favelas do Cantagalo e Pavão e Pavãozinho, localizadas no Rio de Janeiro, e documenta o processo de criação de plataformas digitais para o Museu de Favela, localizado nas mesmas comunidades.
A base teórica utilizada é a antropologia, com destaque para a subdisciplina da antropologia digital, tradicionalmente inglesa. Além disso, com o uso de uma abordagem etnográfica, o livro investiga as vozes polifônicas dos atores locais ao fazer parte do legado e patrimônio das memórias sociais comunitárias.
A pesquisa é fundamentada na hipótese de que o mundo online é capaz de fazer as pessoas refletirem tanto quanto o mundo off-line, com todas as suas contradições. Com isso, muitas marcas sócio-históricas das experiências de sociabilidade, da relação política, das expressões religiosas e da cultura do lúdico nas favelas ganha visibilidade nas redes sociais como retenções precedentes, embora novos sentidos e experiências se multipliquem.
O livro contém 215 páginas e está disponível na Appris editora. Corra e adquira já o seu!