Novo negócio: erros que podem acabar com sua marca antes de começar

montar um novo negócio

A motivação de começar um negócio próprio pode vir de diversas maneiras. Mas, quando a pessoa não tem experiência ou não está preparada, essa decisão pode causar muitos problemas. Pensando em ajudar quem vai abrir um novo negócio, a Insider preparou esse artigo com os principais erros de iniciantes que causam problemas antes mesmo da empresa começar. Leia e não cometa. 

5 erros de principiante de um novo negócio

1 – Falta de um planejamento concreto

Em primeiro lugar, para começar um novo negócio você precisa ter em mãos, um planejamento efetivo e concreto. A principal função de um plano de negócios é justamente evitar erros e decisões conflitantes. Além disso, é a partir desse documento que você consegue traçar um caminho de metas e objetivos de curto e longo prazo. 

Um plano de negócios, que seja eficiente, deve ter: 

  • metas à curto, médio e longo prazo; 
  • análise da concorrência; 
  • estudo de fornecedores;
  • planejamento financeiro;
  • plano de marketing;
  • plano operacional com organização dos canais de vendas, estoque e distribuição.

2 – Não estudar os concorrentes

Nem em um conto de fadas existem negócios sem concorrência, mas você pode, inclusive, usá-la a seu favor. Quando você não estuda os seus concorrentes, não consegue se diferenciar no mercado. Ou seja, se a concorrência oferece, por exemplo, pagamento em até três vezes no cartão, você pode oferecer em 10 vezes sem juros. 

Essa é uma das formas de ganhar mais espaço entre os que já existem e até a se antecipar ao comportamento do consumidor

Lembre-se ainda que existem concorrentes diretos (aqueles que oferecem o mesmo serviço/produto) e os indiretos (que não necessariamente têm o mesmo produto, mas suprem uma mesma necessidade). 

3 – Não contratar gente especializada ou não se capacitar

Dados do IBGE afirmam que 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos e o principal motivo é a falta de gestão eficiente. Em outras palavras, podemos dizer que a falta de capacitação pode levar um novo negócio à falência antes mesmo dele começar a lucrar. Alguns mercados estão saturados e você precisa ter estratégias diferenciadas para conquistar o seu público. 

4 – Não conhecer bem o próprio mercado

Se você não conhece seu próprio mercado, não pode solucionar problemas de ninguém. Informações são a chave do sucesso. Entenda o comportamento dos seus consumidores e utilize isso para estabelecer um bom plano de comunicação. Imagine que você vai abrir um novo negócio de produtos masculinos. Mas, você abre sua loja em uma região onde 80% da população é feminina. 

Não precisa ser um especialista para saber que a empresa vai ter problemas. De uma forma geral, coletar informações te deixam mais seguro sobre o mercado que vai atuar. 

O mesmo vale para o tipo de novo negócio que você vai abrir. Imagine que você quer abrir uma loja de suplementos e produtos esportivos, mas nunca frequentou uma academia e nem pratica nenhum tipo de esporte. Se você não tem conhecimento sobre o seu ramo, será bem mais complicado treinar uma equipe e mantê-la motivada para fazer o negócio dar certo.

5- Não fazer uma pesquisa de mercado

Fazer uma pesquisa de mercado pode parecer uma coisa complexa, mas suas análises podem levar seu novo negócio ao sucesso. Existem diversas formas e tipos de pesquisa e tudo depende do seu tipo de objetivo. Mas, o mais importante é usar as informações para ajudar na tomada de decisões. 

Para realizar uma pesquisa eficiente, seja específico com os seus objetivos. Você pode buscar informações sobre seu público-alvo, área de atuação, concorrentes, aceitação, hábitos de consumo e muito mais. 

Depois disso, contrate uma empresa especializada para ter dados reais. A partir disso, trace metas e utilize as informações a favor do seu negócio. Dados podem apontar oportunidades mais assertivas, como implantar ações segmentadas, por exemplo.

A Insider te ajuda a começar um novo negócio

Se você quer abrir um novo negócio e ter sucesso, conte com a Insider. Nossa empresa de pesquisa te ajuda a identificar e analisar seus concorrentes, tipo de público e até aceitação com o produto/serviço. Para saber mais sobre como nosso instituto de pesquisa pode te ajudar a abrir um negócio, entre em contato com nossa equipe!