SP: +55 11 2548-3001           RJ: +55 21 2556-3300           insider@insider.com.br           +55 11 94542-4440

Share of mind: a pesquisa que pode alavancar seu negócio

pesquisa de mercado insider

Uma pesquisa de Share Of Mind pode ajudar a sua marca de diversas formas. Várias estratégias de comunicação e posicionamento de mercado podem ser traçadas a partir de resultados obtidos por meio dela, além do aprimoramento da imagem de sua empresa, que pode ser feito com atitudes assertivas frente ao consumidor.
Mas, o que é Share Of Mind? Do que se trata essa pesquisa, e em que ela pode ajudar a sua empresa? A Insider, instituto de pesquisa de mercado, responde a essas perguntas neste artigo.

O que é Share Of Mind?

Traduzida, a expressão Share Of Mind quer dizer “espaço da mente”. Trata-se do espaço ocupado por determinada marca na mente dos consumidores, ou seja, do quanto eles lembram dessa marca na hora de comprar um produto.
Ter o Share of Mind alto significa que os consumidores se fidelizaram à sua marca e confiam na qualidade do produto. O objetivo final de todas as empresas é atingir o Top Of Mind, estar no topo da mente dos consumidores. No ano de 2016, as empresas Coca-Cola, Omo e Nike atingiram o Top Of Mind das marcas no Brasil, segundo o instituto Datafolha. Essa meta foi alcançada graças a um trabalho intenso de inteligência de mercado, por meio do qual as empresas passaram a conhecer seus consumidores e criar estratégias voltadas para conquistá-los e fidelizá-los.

 

Por que fazer uma pesquisa de Share Of Mind?

A pesquisa de Share Of Mind calcula a participação das marcas na memória dos consumidores. Os dados são obtidos por meio de registro das marcas na ordem em que são citadas. Em seguida é dado um peso diferente para cada posição, sendo a primeira posição sempre a que tem maior peso. No fim, a empresa citada mais vezes na primeira posição ocupa o Top Of Mind.
Listamos, a seguir, algumas vantagens da realização da pesquisa de Share Of Mind:

Descobrir a credibilidade da marca

Por meio de uma pesquisa de Share Of Mind, é possível saber a quantas anda a credibilidade da sua marca junto ao consumidor. Descobrir quantas vezes e em que posição o seu produto é lembrado na hora da compra revela o quanto as pessoas confiam nele e na sua marca como um todo. Ninguém compra ou se fideliza a um produto no qual não confia. Por isso, um Share Of Mind baixo revela muito mais do que se sua marca está estabelecida na mente das pessoas ou não; mostra também o quanto seu produto é confiável.

Traçar estratégias de marketing eficazes

Saber se sua empresa possui uma fatia grande, pequena ou inexistente na lembrança dos consumidores pode ajudar a traçar estratégias de marketing mais direcionadas, com um apelo maior. Com esse objetivo, os profissionais de publicidade e marketing buscam por novos recursos e ideias, a fim de que a marca conquiste um bom posicionamento por meio da sua difusão na mente dos consumidores. Assim, campanhas direcionadas à fidelização e conquista dos clientes são criadas e farão com que a marca se estabeleça, aumentando o Share Of Mind.

Criar uma identidade para a marca

Uma marca com identidade forte dispõe de uma facilidade maior para ser lembrada pelos consumidores. Assim, a pesquisa de Share Of Mind ajuda a clarear o quanto a imagem da sua empresa está fortalecida na mente dos consumidores. A imagem conta pontos importantes que servem para construir uma identidade para a marca. Por isso é fundamental um programa de comunicação que apresente e reforce a mesma mensagem consistentemente por toda mídia, criando uma aproximação com o consumidor e estabelecendo em sua mente os benefícios e particularidades da sua marca.

Conhecer o consumidor

A pesquisa de Share Of Mind pode ser aliada a um trabalho de inteligência competitiva, a fim de conhecer a fundo o consumidor e descobrir a melhor maneira de chegar até ele. Sabendo quais marcas estão no Top Of Mind, em todos os segmentos, é possível descobrir quais as estratégias utilizadas para ocupar esse posto, bem como o que agrada e atinge facilmente o consumidor. Sendo assim, conhecer o Share Of Mind pode guiar nos caminhos para a consolidação da marca na mente das pessoas.

Um instituto de pesquisa qualificado pode te ajudar a levar a sua marca ao Top Of Mind dos consumidores. A Insider é uma empresa de pesquisa de mercado que atua há 15 anos descobrindo os hábitos dos consumidores. Conte conosco para realizar uma pesquisa de Share Of Mind e descobrir o posicionamento da sua marca! Entre em contato e conheça nossos serviços!

Posts Relacionados

× Fale conosco pelo Whatsapp