SP: +55 11 2548-3001           RJ: +55 21 2556-3300           insider@insider.com.br           +55 11 94542-4440

Machine learning: como aplicar essa tendência em seu negócio

machine learning

Não é novidade que o cotidiano das pessoas está repleto de métodos tecnológicos para atender suas demandas. Nesse cenário, o machine learning é um dos assuntos que está nos negócios.
Em diversas áreas, o machine learning vem crescendo, sendo uma das tecnologias que mais fazem parte do nosso dia a dia de forma quase que imperceptível. O uso dessa tecnologia está em várias estratégias, a fim de melhorar seu relacionamento com os clientes. Continue lendo este artigo para saber o que é machine learning e como a inteligência das máquinas já está sendo utilizada nos negócios.

Saiba mais sobre a tecnologia machine learning

O que é machine learning?

Em tradução livre ‘’aprendizado de máquina’’, o machine learning é um método de análise de dados realizado por computadores. Estes aprendem a reconhecer e reproduzir padrões.
O machine learning trata de algoritmos que aprendem a executar tarefas sem uma programação específica. Ou seja, com pouca ou nenhuma intervenção humana. Além disso, sua execução é otimizada ao longo do tempo devido ao seu aprendizado constante. Assim, ele encontra padrões e faz previsões sobre cenários e acontecimentos futuros.

Essa tecnologia é uma ramificação da inteligência artificial, capaz de analisar dados para a construção de modelos analíticos específicos. Tal assimilação de informações ocorre por meio de big data e algoritmos. Com isso, padrões de dados são identificados, sendo criadas conexões entre eles. Estes algoritmos utilizam análises estatísticas para conseguir prever respostas mais assertivas.

A tecnologia machine learning é dividida em duas categorias: a supervisionada e a não supervisionada. No caso da supervisionada, os algoritmos do controle humano têm sua entrada e saída. Estes também interferem no treinamento da máquina por meio de comentários para a precisão de suas previsões. Com isso, possibilita a máquina aplicar as alterações em sua próxima análise.

Já os algoritmos não supervisionados utilizam o deep learning ou aprendizagem profunda. Esta possui o objetivo de processar atividades difíceis sem a ajuda do ser humano. Essa categoria é ideal para dados transacionais.

Machine learning no mercado

 

Oferecer recomendações de produtos aos clientes baseadas em suas compras atuais é uma das formas de aumentar o ticket médio. Utilizar o machine learning pode potenciar tal procedimento, pois consegue cruzar dados e analisar uma futura compra de acordo com a primeira compra. Dessa forma, ele consegue identificar, por exemplo, segmentos de clientes que possuam alguma característica em comum. Com isso, aumenta-se a efetividade de campanhas, aumentando o consumo de seus clientes.

O uso do machine learning já ocorre em diversas áreas, como o varejo. Uma prova disso foi o caso do cliente da Target, segunda maior rede varejista dos Estados Unidos, que ameaçou processar a loja. O motivo era que a loja estava enviando cupons de descontos de roupas de bebê para sua filha adolescente. Logo, na semana seguinte o gerente ligou para se desculpar mais uma vez. Entretanto, dessa vez o cliente foi quem pediu desculpas, pois a filha tinha confessado que realmente estava grávida.

O uso do target

A descoberta da Target foi possível graças ao uso de big data e machine learning. O sistema analisou o banco de dados e o histórico de compras dos clientes, encontrando um padrão de itens que as mulheres adquiriam quando ficavam grávidas, como suplementos e hidratantes sem cheiro.

As organizações também já estão usando machine learning para desenvolver seus negócios, otimizar processos e oferecer uma experiência melhor para seus consumidores. Os exemplos disso vemos em diversos serviços presentes no cotidiano das pessoas. Como o algoritmo que recomenda filmes, séries e músicas em ferramentas como Netflix, Youtube e Spotify.

Para utilizar de forma eficaz a tecnologia machine learning, é preciso conhecer o comportamento do consumidor do seu negócio. Dessa forma, o ideal é contar com uma empresa de pesquisa capacitada, como a Insider. Somos um instituto de pesquisa de mercado, que oferece pesquisas para conhecer devidamente o perfil do consumidor e hábitos de consumo. Entre em contato conosco e saiba mais!

 

Posts Relacionados

× Fale conosco pelo Whatsapp