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Diferenças entre benchmarking e inteligência competitiva

diferenças entre benchmarking e inteligencia competitiva

As ferramentas para otimização de processo são utilizadas com frequência pelas empresas inseridas no mercado competitivo, sendo um dos objetivos manterem-se à frente da concorrência, que está em constante crescimento. Por isso, muitas empresas estão investindo em benchmarking e inteligência competitiva.

Uma das causas da concorrência estar acirrada é o empreendedorismo. Atualmente, o Brasil possui um dos maiores percentuais, que deu um salto de 15% de 2014 para 2015, e em 2016 se manteve estável, segundo a um estudo do SEBRAE. Todo esse processo faz com que a competição seja cada vez maior, devido à convivência entre as empresas de mesmo segmento.

Muitos gestores acabam por confundir os termos benchmarking e inteligência competitiva, o que pode prejudicar a eficiência dos dois termos. Por isso, neste artigo, a Insider explicará os dois métodos e quais suas diferenças e seus benefícios. Confira!

Benchmarking: O estudo da concorrência

O benchmarking vem palavra ‘’benchmark’’, que significa referência. É um processo de pesquisa, feito de forma minuciosa, que permite a comparação entre produtos, práticas empresariais, serviços, ou métodos utilizados pela concorrência. A ideia é absorver características, para alçar um nível de superioridade operacional ou gerencial, e aplicá-las no contexto de cada empresa, por isso, não confundido com plágio.

Tipos de Benchmarking

Benchmarking interno

Tal modelo busca pelas melhores práticas de gestão e marketing adotadas dentro da própria empresa. É comum em corporações que possuem o objetivo de igualar a qualidade de todas as filiais a um modelo ideal.

Benchmarking funcional

Nesse caso, uma análise e comparação são feitas em relação ao processo de trabalho entre as organizações dentro de uma mesma empresa, mesmo que sejam de segmentos diferentes.

Benchmarking competitivo

O objetivo deste processo é a análise minuciosa das práticas da concorrência com o fim de superá-las. Em muitos casos, encontra-se dificuldades no processo, tendo em vista que as empresas não costumam expor seus segredos facilmente.

Benchmarking colaborativo

Ocorre quando duas empresas estabelecem um tipo de parceria, compartilhando seus processos umas com as outras. Também ocorre quando uma empresa “modelo” compartilha informações sobre seus processos, para fins de aprendizagem de outra.

Os principais processos para implementar e desenvolver o benchmarking são:

  • identificar empresas comparativas;
  • definir o método e recolher dados;
  • determinar os marcos de desempenho;
  • projetar níveis de performance futuros e obter aceitação;
  • estabelecer metas funcionais;
  • desenvolver planos de ação;
  • implementar ações específicas e monitorar progressos;
  • recalibrar marcos de referência.

Inteligência Competitiva: Um panorama do seu negócio

É um processo constante de monitoramento e análise estratégica, fundamental para qualquer empresa se destacar em seu mercado. É necessário utilizar informações sobre clientes, concorrentes, novas tecnologias, fornecedores e do ambiente competitivo em geral, para criar uma estratégia que coloque sua empresa à frente de outras no mesmo segmento, inclusive para se preparar antecipadamente às exigências do mercado.

Portanto, trata-se de acompanhar as tendências mercadológicas, focando em obter vantagem sobre os concorrentes e observando se as estratégias estão sendo eficazes, se o modelo de negócio da corporação é sustentável e se ela é, de fato, competitiva.

A inteligência competitiva permite que as empresas possam exercer, de forma efetiva, a proatividade, ao contrário de esperar os acontecimentos no mercado afetarem a empresa e, só assim, reagir. Um dos estágios desse processo é o benchmarking, que ajuda no reconhecimento da concorrência e faz, com isso, a empresa manter-se à frente de seus concorrentes.

Esse tipo de método vem evoluindo gradualmente, especialmente devido aos avanços da tecnologia da informação, que auxiliam na melhor administração dos dados pertinentes ao mercado. Quase todas as grandes empresas norte-americanas, por exemplo, têm um setor ou, até mesmo, uma equipe especializada em inteligência competitiva, e o processo já está em aplicação, de forma crescente, no Brasil.

Principais diferenças

O objetivo do benchmarking é identificar e avaliar os fatores críticos na empresa, tendo ênfase na busca de alianças e colaborações. É uma ferramenta sistemática, de caráter colaborativo. Já o objetivo da inteligência competitiva é, também a avaliação e a identificação dos fatores críticos, porém inclui a interpretação das tendências e antecipar situações futuras no mercado, inclusive oportunidades de cooperação com competidores. É uma ferramenta sistemática de caráter agressivo.

Benefícios do benchmarking e inteligência competitiva

A união do benchmarking e da inteligência competitiva, é a melhor maneira de aplicar essas ferramentas, sendo o foco de cada uma devidamente utilizado.

Uma pesquisa, chamada Management Tools & Trends, de 2005 feita pela Bain & Company, constatou que o benchmarking é a terceira ferramenta de gestão mais utilizada nas empresas.
O benchmarking possibilita a conquista da superioridade em relação à concorrência, sendo um instrumento efetivo de gestão, pois evidencia possibilidades e defeitos da empresa no mercado. Já a inteligência competitiva orienta a posição da empresa no mercado, minimizando surpresas impactantes dos concorrentes, identificando ameaças e oportunidades e desenvolvendo ideias que contribuam para o crescimento e lucro da empresa.

Para realizar esses procedimentos, o ideal é procurar um instituto de pesquisas com capacidade e experiência para oferecer segurança e suporte para a sua empresa e, para isso, você pode contar com a Insider e seus serviços. Somos um instituto de pesquisa  capacitado para coletar, aplicar e analisar dados de empresas (legalmente) e a realizar o processo de inteligência competitiva. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

 

Links úteis:
empresa de pesquisa de mercado;
inteligência de mercado.

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