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Os 6 erros mais comuns em uma pesquisa mercadológica

Os erros que mais ocorrem durante uma pesquisa mercadológica

A pesquisa mercadológica é uma ferramenta essencial para empresas ou novos negócios. Por meio dela, empresários e gestores conseguem conhecer seu público-alvo, sabendo opiniões e preferências, tal como melhorar funções e serviços da empresa.
Devido a toda sua importância, todos os detalhes de uma pesquisa devem ser revisados e certificados, com a menor margem de erro possível. Fazer uma pesquisa não é algo complicado, porém uma pesquisa de mercado eficaz requer inúmeros cuidados. Por isso, neste artigo, você descobrirá quais erros você mais deve se atentar, por serem os mais comuns na elaboração de uma pesquisa mercadológica. Confira!

Conheça os erros comuns em uma pesquisa mercadológica

1. Não ter um objetivo definido inicialmente

A ausência de um objetivo inicial definido é um dos problemas mais recorrentes durante o planejamento de uma pesquisa mercadológica. Para a ferramenta agir de forma eficiente, o foco é necessário na hora de decidir perguntas e respostas que você pretende ter em sua pesquisa. Pense em um objetivo inicial e trabalhe em cima disso. É preciso entender que, mesmo com o questionário, não é possível saber tudo de uma vez só, por isso, defina com clareza qual resposta quer obter e sua finalidade. O resultado positivo de uma pesquisa depende de seu objetivo inicial bem definido.

2. Linguagem inapropriada

Enquanto estiver elaborando seu questionário, sempre pense em quem está lendo suas perguntas. Um erro comum que pode comprometer o entendimento da sua pesquisa é a utilização de linguagem técnica, cheia de jargões, ou mesmo formal demais para o seu público. Se coloque no lugar de quem vai responder e tente deixar o conteúdo do questionário o mais claro possível.

3. Erros Gramaticais

Procure revisar minuciosamente o texto do questionário em questão, sempre certificando-se de que não tenha erros gramaticais e ortográficos, pois eles comprometem a credibilidade da pesquisa.

4. Má elaboração de perguntas e alternativas

Voltando ao ponto de elaboração do questionário, é necessário certificar-se de que ele não está sendo tendencioso, ou seja, as perguntas e respostas não levam as pessoas a responder algo que você queira e sim o que elas realmente pensam. Escolha bem os tipos de resposta de acordo com a questão: múltipla, única, textual ou aberta. Objetividade e clareza são essenciais nas perguntas e respostas de uma pesquisa mercadológica, evitando ambiguidade. Quanto mais claras forem as questões, melhores serão as respostas dos entrevistados, pois seu entendimento não será comprometido.

5. Excesso de durabilidade

Ao construir o questionário, pense sobre a relevância e necessidade de cada questão. Confira se todas as perguntas precisam fazer parte da lista de questões, pois uma pesquisa mercadológica muito longa pode causar falta de atenção e interesse dos entrevistados, deixando-os cansados. Você pode listá-las de acordo com a importância, eliminando as que podem ser menos relevantes.

6. Ausência de foco para o público-alvo

Segmentar seu público de acordo com o objetivo de sua pesquisa é essencial para a eficácia de sua pesquisa de mercado. Divulgue sua pesquisa em uma plataforma apropriada para tal público (e-mail, rede sociais, etc). Tais detalhes tornam os resultados da sua pesquisa de mercado mais seguros e confiáveis, pois estão mais acessíveis ao público-alvo escolhido.

A pesquisa mercadológica requer inúmeros cuidados com detalhes que fazem toda a diferença na sua eficácia. Para isso, a ajuda de uma empresa de pesquisa é necessária, e nisso, você pode contar com a Insider. Nós somos um instituto de pesquisa que atua no mercado há mais de 17 anos, ajudando empresas a se encontrarem no mercado e conhecerem melhor seus consumidores.

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