Como melhorar a comunicação institucional da empresa?
A comunicação institucional é um dos pilares responsáveis por construir identidade, imagem e divulgação da empresa para os públicos interno e externo. Por meio dela, é possível se posicionar corretamente no mercado, atrair consumidores e conquistar clientes fidelizados. É uma das formas de fortalecer a marca e torná-la relevante em relação aos seus concorrentes. Saiba como obter sucesso nessa área da comunicação neste novo artigo da Insider. Confira, a seguir.
O que é comunicação institucional?
A comunicação institucional é um conceito que abrange a gestão da comunicação com foco na promoção da empresa entre seus públicos de interesse. Por exemplo, clientes, funcionários, parceiros, imprensa, autoridade, entre outros. Ela é construída a partir de um posicionamento, ou seja, o modo como a empresa quer ser enxergada.
Tem como objetivo mostrar os diferenciais da organização em relação aos seus concorrentes. Agregar valor à instituição é outro ponto importante inerente a este conceito. É válido salientar que a comunicação institucional deve ser planejada de forma anual, independentemente do tamanho da empresa ou da sua verba disponível.
Como torná-la um sucesso?
Defina missão, visão e valores
O primeiro passo é determinar quais princípios que regem o posicionamento da empresa. É preciso alinhar a filosofia definida com todas as atitudes tomadas pela alta gestão para criar uma identidade própria. Os três pilares básicos para estabelecer o tom da comunicação institucional são:
- missão: propósito pelo qual a empresa existe no mercado;
- visão: onde a organização pretende chegar no futuro;
- valores: ações e comportamentos que sustentam sua imagem.
Entenda seu público-alvo
A organização deve conhecer profundamente o seu público-alvo para alcançar excelentes resultados. Desse modo, é possível definir o tipo de conteúdo mais relevante, os canais mais adequados e a linguagem ideal para atingir o público certo. Lembre-se: uma comunicação segmentada é muito mais eficaz do que uma massificada.
Foque em relacionamento
Uma das principais características de uma excelente comunicação institucional é o foco em relacionamentos, não em vendas. As estratégias de marketing devem ser elaboradas para gerar aproximação entre a marca e o cliente. É preciso mostrar que o público é mais importante que qualquer outra coisa. Os esforços devem estar concentrados em responder questionamentos, ouvir opiniões sinceras e promover boas experiências.
Invista em políticas internas
O público interno da empresa jamais pode ser ignorado durante as ações de comunicação institucional. O capital humano da organização é extremamente importante, pois são os funcionários que representam a marca, tanto positivamente quanto negativamente. Os colaboradores devem estar sempre bem informados, orgulhosos das suas funções e satisfeitos de trabalharem na empresa em questão.
Monitore os resultados
O acompanhamento de resultados é a única forma de avaliar se as forças impostas às estratégias de comunicação institucional são positivas. Cada objetivo atribuído à área requer uma avaliação detalhada das métricas, dos resultados e dos feedbacks emitidos. A recepção da mensagem deve ser analisada com cautela, a fim de identificar os acertos e eliminar os erros nas ações.
Pesquisa de imagem institucional
A melhor maneira de avaliar os efeitos gerados pela comunicação institucional é realizar uma pesquisa de imagem institucional. Por meio de entrevistas, inquéritos e observações sobre o mercado é possível identificar como o público enxerga a empresa. Assim, torna-se possível uma correta mensuração dos resultados, entregando a opção de mudar ou não a estratégia implementada.
A Insider pode fazer isso por você! Somos um instituto de pesquisa de mercado que atende empresas de todo o Brasil. Oferecemos estudos minuciosos feitos por experts na área, como pesquisa de satisfação, posicionamento de produto, inteligência competitiva, inteligência de mercado e muito mais! Entre em contato conosco e conheça melhor os nossos serviços.