SP: +55 11 2548-3001           RJ: +55 21 2556-3300           insider@insider.com.br           +55 11 94542-4440

O que são dados primários e dados secundários?

o que são dados primários e dados secundários

Quem quer ver seu negócio progredir sabe que precisa de uma boa pesquisa de mercado. Para esta ser correta, é necessário haver a coleta de dados correta. Mas, esses podem ser divididos em dados primários e dados secundários. Você entende o que eles são? Descubra  a diferença entre os dados primários e secundários e para que eles servem. Confira neste artigo da Insider

O que são dados primários?

Dados primários são, basicamente, aqueles que nunca foram coletados. O pesquisador vai ser o primeiro a coletá-los, sob alguma demanda de pesquisa, diretamente da fonte original. Por isso o nome. 

No marketing, eles podem ser usados para entender melhor as características, estilos de vida, comportamentos, atitudes, motivações e percepções dos públicos da empresa. Esses públicos podem ser clientes, consumidores, colaboradores, vendedores, concorrentes, parceiros, entre outros.

Os dados buscam, então, atender às necessidades específicas da pesquisa em andamento. Depois, eles podem ser usados como dados secundários por outras empresas, se a mesma permitir acesso a eles, de forma explícita.

Alguns exemplos de coleta de dados primários são:

E o que são dados secundários?

Seguindo a mesma lógica dos primários, os secundários são aqueles que já passaram por análise anterior. Assim, esses dados envolvem um conjunto de informações que já foram coletadas por outra pessoa durante um processo de investigação diferente. Mais rápidos de obter e a um custo menor. Porém, é válido lembrar que em muitos casos não são atualizados, podendo afetar o sucesso da pesquisa.

Os dados secundários permitem chegar a pessoas e lugares que empresas, talvez, não poderiam alcançar por meios próprios. Consultar pesquisas realizadas por grandes institutos e organizações, como o IBGE, que consulta toda a população brasileira, é um exemplo.

Dessa maneira, eles permitem fazer pesquisas e análises com maior variedade de fontes e amostras. Alguns exemplos de pesquisa envolvem:

  • publicações de relatórios de outras empresas ou organizações;
  • livros;
  • registros;
  • artigos;
  • websites.

Por que usar dados primários e secundários em uma pesquisa?

A resposta mais acertada a esta pergunta é: depende. Devido às suas características, dados primários e secundários cumprem diferentes papéis na pesquisa e no planejamento.

Dependendo dos objetivos da pesquisa, e dos recursos disponíveis, a empresa pode optar por um ou outro tipo. Em alguns casos, a pesquisa com informações secundárias é suficiente para responder aos objetivos buscados. Em outros casos, somente os dados primários podem cumprir essa tarefa. Mas, de uma forma geral, o ideal é conciliar dados primários e secundários para construir uma visão ampla sobre o mercado e o seu público.

Insider: sua empresa de pesquisa!

Precisando fazer uma pesquisa com dados secundários?  A Insider é a empresa que você procura! Somos um dos mais completos institutos de pesquisas de SP, com mais de 20 anos de experiência. Conte com a nossa equipe e alcance a inteligência de mercado

Entre em contato

Posts Relacionados

× Fale conosco pelo Whatsapp