Se você quer atingir seu público de maneira certeira, primeiramente, você deve ter inteligencia de mercado e saber o que ele valoriza e o que você oferece, pois o sucesso de uma campanha publicitária depende da estruturação dela. O planejamento é essencial para que você conheça o histórico do seu mercado, preferências do público e apostas dos concorrentes. Com as informações certas em mãos, você terá base para planejar uma campanha voltada para o racional ou para o emocional e falar o idioma do seu cliente.
A Insider vai lhe mostrar as diferentes abordagens que uma campanha publicitária pode assumir e lhe ajudar a responder a seguinte pergunta:
Será que a sua empresa está investindo corretamente na abordagem da campanha publicitária?
Entre as opções de abordagem há as campanhas racionais, ou seja, aquelas que apelam para benefícios físicos do produto, preço ou funcionalidade, por exemplo. Assim, o consumidor desenvolve um pensamento racional sobre a compra do produto. Esse tipo de abordagem explora a lógica, a razão e estimulam o consumo pelo benefício, seja econômico ou pelo atributo do produto. É difícil o consumidor se envolver com a marca nesse tipo de campanha, mas, com certeza, ele se envolverá com a oportunidade. Para este fim, é possível contar com dados coletados por uma empresa de pesquisa ou instituto de pesquisa de mercado para passar maior veracidade ao consumidor.
“Os apelos emocionais tentam despertar emoções positivas ou negativas que motivem a compra”. Já os apelos racionais “estão relacionados com os interesses particulares das pessoas: afirmam que o produto trará determinados benefícios”. (Kotler, 2000 – p.576)
Como Kotler (um dos pais do marketing) menciona, há aquelas campanhas que o envolvem de tal forma que provavelmente nem o farão pensar sobre atributos do produto. As empresas que tendem para esse lado, geralmente, vendem a fidelidade ao consumidor. Elas pretendem fortalecer a marca através do vínculo e fascínio do cliente através de mensagens subjetivas que mexem com os desejos e sentimentos de quem as assistem.
A opção ideal para o seu negócio deve estar pautada no seu planejamento, na inteligencia competitiva e embasada em dados de mercado. Lembre-se de investir em apenas uma abordagem a cada campanha publicitária para não confundir o seu consumidor.
Conte com a Insider para levantar os dados adequados para desenvolver sua campanha publicitária corretamente e de forma profissional. A Insider é um instituto de pesquisa há mais de 15 anos no mercado especializado em colher e analisar dados de forma profissional para que sua decisão seja convertida em sucesso.
A Insider é um Instituto de Pesquisa de Mercado e Opinião especializado em atender e entender seus clientes.
Há mais de vinte anos no mercado, a Insider fornece informações de mercado com a qualidade e a rapidez que as empresas tanto necessitam em um mundo cada vez mais competitivo.
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