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Conheça as pesquisas que ajudam no mapeamento da jornada do cliente!

Por que fazer o mapeamento da jornada do cliente?

Atenção, empresário! Já ouviu falar em jornada do consumidor? Ela define se a pessoa que visita o seu site, lê uma notícia ou visita suas redes sociais continuará como lead ou se tornará cliente. Por isso, é importante compreender o comportamento de quem você atende. Pensando nisso, a Insider preparou este artigo. Aqui, indicamos algumas pesquisas de mercado que podem auxiliar no mapeamento da jornada do cliente

Continue lendo para entender como melhorar!

Pesquisas para fazer o mapeamento da jornada do cliente

A jornada do consumidor é, basicamente, o caminho que um lead percorre para se tornar, então, um cliente da sua empresa. Mapear as etapas desse trajeto é importante para que você possa entender como ele se comporta. A partir disso, poderá montar estratégias e traçar planos para garantir sucesso em atrair, converter e fidelizar o seu consumidor. 

A seguir, listamos as principais pesquisas para você fazer o mapeamento da jornada do cliente. Confira!

1) Buyer Persona

Uma das principais informações que podem te ajudar a alcançar o sucesso com seus clientes é entender quem é a Buyer Persona da sua empresa. Isso é, saber quem são os consumidores ideais da sua empresa. Com ela, você monta um personagem fictício, com nome, idade, profissão, desejos e anseios, de quem seria o seu Ideal Customer Profile (ICP) ou Perfil Ideal de Cliente. Isso lhe servirá de auxílio para a hora de criar conteúdos relevantes e campanhas mais efetivas para alcançar a conversão.

2) Hábitos de consumo e mídia

Os hábitos de consumo de conteúdo do seu lead também são importantes e podem impactar diretamente nas suas estratégias de vendas. Além disso, tornam suas ações de marketing mais efetivas, ou não. Nessa pesquisa, então, você deve tentar descobrir:

  • como seu cliente pesquisa produtos;
  • como ele costuma fazer suas compras.

3) Processo de decisão

E na última fase do da jornada, como o seu lead faz o seu processo de decisão? O que faz com que ele escolha um produto ao invés do outro? Quais são os critérios que usa para escolher? Esse conhecimento acerca do seu cliente é essencial para garantir a conversão. 

Entre os itens que você pode adicionar à pesquisa, estão:

  • preço;
  • condições de pagamento;
  • reconhecimento de marca.

Em alguns casos, a indicação de alguém também pode contribuir para a decisão. Faça essa pesquisa para conhecer melhor seu público!

4) Experiência do consumidor

Não podemos esquecer do pós-venda. Essa é uma das etapas da trajetória do consumidor que, muitas vezes, é esquecida. Para fazer um mapeamento da jornada do cliente completo e eficaz, não esqueça dessa parte! Nesse caso, recomendamos uma Pesquisa de Experiência do Consumidor. Ao fazê-la, você adquire dados e conhecimento sobre o que faz ou fez seu cliente voltar a comprar com sua marca. Ou o que impediu ele de entrar em contato novamente com a marca. 

Busque entender se foi a qualidade do serviço ou produto, custo-benefício, atendimento, ou outro. Isso é importante para você conseguir fidelizar seus clientes.

Conte com a Insider!

Pensando em fazer o mapeamento da jornada do cliente? Profissionais de institutos de pesquisas podem te ajudar a montar os questionários e obter as respostas certas. Assim, com base nos resultados, você consegue montar um plano de ação, alavancando suas vendas e garantindo ainda mais sucesso.

A Insider pode te ajudar! Somos uma empresa de pesquisa de mercado em SP com mais de 20 anos de experiência no ramo. Realizamos diversos tipos de pesquisa e garantimos maior inteligência de mercado para o seu negócio. Assim, você sai na frente de seus concorrentes e conquista mais clientes. Entre em contato conosco para começar a planejar a sua pesquisa já!

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