Atenção, empresário! Já ouviu falar em jornada do consumidor? Ela define se a pessoa que visita o seu site, lê uma notícia ou visita suas redes sociais continuará como lead ou se tornará cliente. Por isso, é importante compreender o comportamento de quem você atende. Pensando nisso, a Insider preparou este artigo. Aqui, indicamos algumas pesquisas de mercado que podem auxiliar no mapeamento da jornada do cliente.
Continue lendo para entender como melhorar!
A jornada do consumidor é, basicamente, o caminho que um lead percorre para se tornar, então, um cliente da sua empresa. Mapear as etapas desse trajeto é importante para que você possa entender como ele se comporta. A partir disso, poderá montar estratégias e traçar planos para garantir sucesso em atrair, converter e fidelizar o seu consumidor.
A seguir, listamos as principais pesquisas para você fazer o mapeamento da jornada do cliente. Confira!
Uma das principais informações que podem te ajudar a alcançar o sucesso com seus clientes é entender quem é a Buyer Persona da sua empresa. Isso é, saber quem são os consumidores ideais da sua empresa. Com ela, você monta um personagem fictício, com nome, idade, profissão, desejos e anseios, de quem seria o seu Ideal Customer Profile (ICP) ou Perfil Ideal de Cliente. Isso lhe servirá de auxílio para a hora de criar conteúdos relevantes e campanhas mais efetivas para alcançar a conversão.
Os hábitos de consumo de conteúdo do seu lead também são importantes e podem impactar diretamente nas suas estratégias de vendas. Além disso, tornam suas ações de marketing mais efetivas, ou não. Nessa pesquisa, então, você deve tentar descobrir:
E na última fase do da jornada, como o seu lead faz o seu processo de decisão? O que faz com que ele escolha um produto ao invés do outro? Quais são os critérios que usa para escolher? Esse conhecimento acerca do seu cliente é essencial para garantir a conversão.
Entre os itens que você pode adicionar à pesquisa, estão:
Em alguns casos, a indicação de alguém também pode contribuir para a decisão. Faça essa pesquisa para conhecer melhor seu público!
Não podemos esquecer do pós-venda. Essa é uma das etapas da trajetória do consumidor que, muitas vezes, é esquecida. Para fazer um mapeamento da jornada do cliente completo e eficaz, não esqueça dessa parte! Nesse caso, recomendamos uma Pesquisa de Experiência do Consumidor. Ao fazê-la, você adquire dados e conhecimento sobre o que faz ou fez seu cliente voltar a comprar com sua marca. Ou o que impediu ele de entrar em contato novamente com a marca.
Busque entender se foi a qualidade do serviço ou produto, custo-benefício, atendimento, ou outro. Isso é importante para você conseguir fidelizar seus clientes.
Pensando em fazer o mapeamento da jornada do cliente? Profissionais de institutos de pesquisas podem te ajudar a montar os questionários e obter as respostas certas. Assim, com base nos resultados, você consegue montar um plano de ação, alavancando suas vendas e garantindo ainda mais sucesso.
A Insider pode te ajudar! Somos uma empresa de pesquisa de mercado em SP com mais de 20 anos de experiência no ramo. Realizamos diversos tipos de pesquisa e garantimos maior inteligência de mercado para o seu negócio. Assim, você sai na frente de seus concorrentes e conquista mais clientes. Entre em contato conosco para começar a planejar a sua pesquisa já!
A Insider é um Instituto de Pesquisa de Mercado e Opinião especializado em atender e entender seus clientes.
Há mais de vinte anos no mercado, a Insider fornece informações de mercado com a qualidade e a rapidez que as empresas tanto necessitam em um mundo cada vez mais competitivo.
São Paulo
Av. Dr. Cardoso de Melo, 1460 / 12ª - Vila Olímpia
Tel: +55 11 2548-3001
Rio de Janeiro
Praia do Flamengo, 66 - Bl.B - Gr. 1209
Flamengo
Tel: +55 21 2556-3300
WhatsApp
+55 11 94542-4440