Aprenda sobre inteligência competitiva e melhore seu negócio

inteligência competitiva

A inteligência competitiva (IC) baseia-se em conhecer com afinco o mercado em que seu negócio está inserido. Ao ler isso, você deve pensar que esta é uma etapa indispensável para que uma empresa alcance o sucesso, certo? Afinal, conhecer a sua área de atuação é fundamental. Mas, talvez você não esteja familiarizado com o termo ou com métodos que compõem a chamada “inteligência competitiva”.

De fato, este termo, assim como a inteligência de mercado, é pouco difundido, principalmente entre as empresas de pequeno porte. Porém, muitas vezes sem nem saber, elas aplicam conhecimentos e procedimentos que fazem parte deste método. Comparada aos demais meios de análise, a IC apresenta alguns diferenciais que a fazem mais completa.

Neste artigo, a Insider irá apresentar a você algumas características da inteligência competitiva, seus diferenciais e como você pode aplicá-la ao seu negócio, otimizando seus processos e melhorando seu posicionamento no mercado. Veja a seguir:

O que é inteligência competitiva

A IC baseia-se em estruturar e organizar dados e informações sobre o setor em que seu negócio está inserido, incluindo resultados de seus concorrentes – bons e ruins –, do público-alvo e do mercado de uma forma geral. A partir dessa coleta e esquematização, feita por uma empresa de pesquisa ou instituto de pesquisa de mercado, é possível analisar tendências da área e demais pontos que irão auxiliar tomadas de decisão e nortear possíveis mudanças necessárias no seu negócio. Essa busca por dados e informações e posterior análise deve ser feita de maneira periódica, a cada dois meses, por exemplo.

O principal objetivo da inteligência competitiva é entender e, se possível, prever o comportamento do consumidor. Ou seja, pelos resultados da concorrência e demais dados é possível perceber como o público daquele setor está se comportando e quais são os rumos dessas ações, se irão se manter da mesma maneira, se as compras irão aumentar ou diminuir, se a interação do consumidor com o seu negócio é a mesma com seus concorrentes ou se eles apresentam alguma vantagem quanto a isso.

Se você perceber, por exemplo, que os clientes do seu concorrente são mais fiéis, defendem mais a marca e interagem mais ativamente, procure saber o que a própria marca faz para que isso aconteça, qual a forma de comunicação dela com o público e demais informações que envolvem essa relação. Você não precisa copiar para alcançar o mesmo objetivo, mas pode basear-se no método usado pelo concorrente para criar o seu próprio, garantindo a autenticidade do produto/serviço prestado por você.

Principais vantagens

Seguindo todos os passos já mencionados, a inteligência competitiva traz diversas vantagens ao seu negócio, entre elas:

  • Definição de estratégias competitivas;
  • Correção de possíveis falhas;
  • Auxílio na tomada de decisões;
  • Previsão de riscos;
  • Conhecimento da concorrência;
  • Melhor análise do público-alvo e seu comportamento;
  • Possibilidade de descoberta de novos nichos.

Entretanto, nenhuma dessas técnicas será válida se você não tiver disponíveis recursos e conhecimentos necessários para que seus dados sejam perfeitamente interpretados e os resultados aplicados ao seu negócio, levando-o a um pleno destaque frente aos demais. Para que você possa garantir tudo isso, a Insider, instituto de pesquisa, presta a você diversos serviços que ajudam sua empresa a crescer, incluindo IC. Entre em contato e saiba mais.