Como aplicar a Agenda ESG na competitividade dos negócios?
ESG, a partir do começo do século XXI, começou a ser um termo cada vez mais comum no mercado. Usado em várias frentes, práticas ESG têm sido consideradas grandes diferenciais em empresas no mundo todo. Alinhado com as convenções sobre o clima, meio ambiente e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, a Agenda ESG veio pra ficar! Entenda melhor sobre isso no artigo de hoje da Insider!
O que significa a sigla “ESG”?
A sigla ESG é usada para designar Enviroment, Social and Governance (Meio ambiente, Social e Governança, em português), que envolve os tipos de práticas corporativas que devem ser adotadas por empresas no mundo todo.
As chamadas práticas verdes, por exemplo, vem do critério de Meio Ambiente. Entre outras coisas, envolvem a empresa não ser ligada a práticas que maltratem o meio ambiente e que sejam ecológicas. A questão do compliance, por exemplo, fortaleceu-se com as práticas de Governança, previstas na Agenda ESG.
O termo foi criado em 2004 em uma publicação do Pacto Global, sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais. Bancos e investidores usam esses critérios para exigir práticas das empresas ligadas a eles.
Exemplos de práticas da Agenda ESG
Relacionadas ao Meio Ambiente
- Práticas que não contribuam para as mudanças climáticas;
- compromisso com a redução de emissões de gases de efeito estufa;
- políticas para armazenamento e descarte consciente de resíduos.
Então, empresas que se preocupam com o meio ambiente e façam seu papel, retém mais diferenciais e investimentos.
Relacionadas ao Social:
- respeito ao bem-estar dos colaboradores;
- constante busca pelas melhores condições de trabalho;
- combate à escravidão;
- criação/investimento em projetos que apoiam comunidades locais;
- incentivo à diversidade no quadro de colaboradores da organização;
entre outros.
O Social a ser seguido, pela Agenda ESG, basicamente envolve um ambiente que gere propósito nos funcionários. Além disso, garante um ambiente tranquilo e seguro para eles. Desse modo, a empresa se torna atrativa não só para o público interno, como também para o público externo.
Relacionadas a Governança Corporativa:
- práticas anticorrupção;
- auditorias frequentes;
- adoção de iniciativas que evitem conflitos de interesse;
- criação de conselho de administração independente.
A governança busca garantir que a empresa esteja de acordo com a lei e práticas aceitas nacional e internacionalmente. Quem não lembra das barreiras à produtos e transações russas com a Guerra na Ucrânia? A governança de uma empresa garante que ela siga essas práticas na medida certa a seu negócio.
Quais os benefícios de seguir a Agenda ESG?
Uma empresa que atende a Agenda ESG se mostra como um negócio comprometido com a sustentabilidade, com o cuidado com seus processos internos e com o cumprimento das legislações.
Isso, a médio e longo prazo, resulta em benefícios como redução de custos. Os negócios que atenderem a Agenda ESG têm mais oportunidades de firmar parcerias estratégicas, por exemplo. Seja com bancos ou parceiros internacionais, seja em processo de internacionalização ou apenas expansão, essa agenda garante mais entradas. Além disso, garante mais visibilidade positiva para o seu negócio.
Conheça a Insider: sua empresa de pesquisa!
Agora que conheceu mais da Agenda ESG, quer saber como tornar seu negócio algo mais competitivo? A Insider é uma empresa de pesquisa de mercado de SP com mais de 20 anos de experiência. Conosco, você estará mais preparado com um análise política de qualidade. Conte com a nossa equipe e alcance a inteligência de mercado. Entre em contato!