Entenda o investimento em internet das coisas no Brasil
Tecnologia em constante avanço. Usuários e objetos cada vez mais conectados em diferentes plataformas. Hoje em dia, a internet é ponto de partida para muitas iniciativas e, sem ela, o alcance não é o mesmo. Com isso, destacou-se no meio da multidão de informações, o termo Internet das Coisas. Entenda ao longo deste artigo o seu significado e quais são os impactos para o mercado no mundo atual.
Internet das coisas: tudo o que você precisa saber para investir
O que é?
Internet of Things (IoT) ou Internet das Coisas na tradução literal para o português. Em suma, é o ato de unir objetos à internet. Muito além do que já é consumido (smartphones, computadores e etc), atingindo aparelhos domésticos e sistema de iluminação da casa, por exemplo. São os famigerados objetos inteligentes. E o melhor: as melhorias são agregadas constantemente. Isso porque dados são coletados durante a utilização e o próprio sistema se adapta ou abre as demandas necessárias.
Como aplicar?
O conceito e aplicação de Internet das Coisas não funciona só com grandes empresas e projetos gigantes. Sua empresa, seja de médio porte ou startup, pode fazer o investimento. Internet das Coisas entra na hora de gerenciar consumo de energia e na fabricação, manutenção e venda de um produto. Ou seja, a tecnologia monitora o processo de produção, identifica falhas e proporciona manutenção e acompanhamento da utilização pelo consumidor. Além disso, pode ser utilizada na logística de estoque, preenchimento de relatórios médicos ou até na agricultura.
Melhores áreas
- Mobilidade urbana;
- segurança e iluminação pública;
- saúde;
- varejo;
- agronegócio;
- indústria em geral.
Impactos
Mesmo em constante desenvolvimento e sem ter atingido todos os patamares, internet das coisas é a aposta para o futuro. A expectativa para 2020 é de 12 bilhões de dispositivos conectados ao sistema. Quanto aos impactos, um bom exemplo é a indústria com suas máquinas conectadas à internet. Com isso, é possível realizar o controle remotamente, gerando mais eficiência, agilidade e segurança.
Os impactos para a área de saúde também são importantes. Isso porque muitos procedimentos cirúrgicos, hoje em dia, podem contar com a tecnologia. O Google Glass é um óculos que possibilita que o médico tenha acesso ao laudo enquanto faz a cirurgia. Mas não é só isso. Internet das coisas é muito mais abrangente e vem colaborando para o setor de entretenimento, construção e etc. Muitos serviços proporcionam uma melhor experiência aos usuários por conta da Internet das Coisas. A seguir, você conhece outros impactos possíveis:
- sensores que identificam e eliminam riscos de roubo;
- interação de consumidores com empresas de varejo;
- caminhões automatizados para óleo, gás, construção e mineração;
- dispositivos que dinamizam as tarefas domésticas;
- cidades automatizadas: segurança, identificação de vazamentos de água, controle de tráfego e gerenciamento de transporte urbano.
Como aplicar ao negócio?
Internet das Coisas oferece possibilidades de conexão para diversos segmentos. O primeiro passo é identificar quais são as demandas. Com isso, abre-se o leque de otimizações a serem feitas a fim de agilizar o serviço. Conte com os softwares disponíveis para preencher as lacunas da sua empresa.
Um método mais tangível e que pode atrair muitos benefícios para o sucesso do negócio é contratar os serviços de uma empresa de pesquisa de mercado. Conte com a Insider. Oferecemos pesquisa de satisfação, perfil do consumidor, pré-teste do produto, inteligência competitiva e muito mais. São maneiras de ressignificar e edificar diversos tópicos que influenciam na trajetória da sua empresa. Por meio disso, é possível aplicar investimento no que a Internet das Coisas pode proporcionar. Entre me contato e veja como podemos lhe ajudar.