O que é compliance empresarial e qual sua importância para os negócios?
Você já ouviu falar de compliance? E compliance empresarial? Talvez esses termos não sejam tão familiares, mas de práticas anticorrupção você já deve ter ouvido falar. Governança. Auditoria. Tudo isso são coisas que empresas se acostumaram a ouvir ao longo dos anos. E isso faz parte do compliance. Com a guerra na Ucrânia e as restrições da Europa e EUA através do sistema SWIFT, essa palavra ganha um contorno ainda mais sério. Quer entender o que é compliance empresarial e como ele afeta seus negócios? Confira neste artigo da Insider!
O que é compliance empresarial?
Antes de entender o lado empresarial, é necessário entender o que é compliance. Esse termo se refere ao verbo de origem inglesa “to comply”. Este significa “estar em conformidade com”, isto é, cumprir com o que foi imposto. Esse termo é muito comum quando se fala em práticas anticorrupção.
Com as restrições às compras internacionais, guerras cibernéticas e combate à corrupção, muitas empresas passaram a se preocupar com compliance empresarial.
Estar em conformidade com leis e regulamentos. Esta é a definição mais aceita sobre o compliance. Esse conceito abrange todas as políticas, regras e controles aos quais uma empresa precisa se adequar. Isto é o compliance empresarial. Por isso, adequando-se ao compliance, as atividades corporativas estarão consoante as legislações aplicadas aos seus processos.
Tanto a pessoa jurídica (empresa) como todas as pessoas físicas que nela trabalham, precisam se comportar segundo as regras de organismos reguladores.
Por que me preocupar com compliance empresarial?
Quando uma empresa tem um programa de compliance e gestão de riscos nos negócios, ela está evitando que ocorram condutas irregulares. Isso previne sanções pelo não cumprimento da legislação.
Também aumenta a vantagem competitiva no mercado e reduz os danos na imagem da empresa. Isso também impede perda de certificações, causados por não-conformidades que podem levar à:
- desvalorização do negócio;
- queda no valor das ações;
- diminuição nas vendas e no número de clientes;
- descredibilidade no mercado, bem como a diminuição da necessidade de provisionamentos expressivos ao negócio das companhias.
Montar um Programa de Compliance e Ética Empresarial, por exemplo, vai além de ajudar a empresa com questões legais. Aqui, também se pensa em questões relacionadas à ética, sustentabilidade, cultura corporativa e diversos outros possíveis riscos.
Ou seja, o compliance empresarial também se dedica a todas as áreas que possam apresentar irregularidades e afetam o desempenho e a imagem institucional da empresa.
Assim, desenvolver o compliance empresarial traz diversos benefícios. Alguns deles podem ser:
- ganho de vantagem competitiva em comparação a concorrentes;
- atração de investimentos;
- identificação de riscos para prevenção de problemas;
- mais credibilidade;
- melhoria na eficiência e qualidade dos serviços ofertados;
- aumento da governança;
- consolidação de uma cultura organizacional;
- consonância com a sustentabilidade;
- correção efetiva de não-conformidades.
Vem com a Insider!
Entendeu agora a importância e a vantagem de um bom compliance empresarial? Talvez esteja na hora de fazer uma nova pesquisa de mercado e ajustar-se ao momento atual.
Conte com a pesquisa de mercado da Insider! Somos um instituto de pesquisa de mercado com mais de 20 anos atuando no Brasil. Temos uma equipe pronta para auxiliar você e sua empresa, com os mais diversos serviços.
Seja ajuda com sua imagem institucional, análise de inteligência competitiva ou inteligência de mercado, a Insider está aqui para oferecer o melhor.
Quer saber mais sobre nosso trabalho? Entre em contato conosco!