De acordo com pesquisas do IBGE, seis em cada dez empresas fecham as portas antes de completar cinco anos no Brasil. Esses dados só comprovam o que todo empreendedor sabe, na prática: não é nada fácil manter um negócio no país. Tanto é que os dados de empresas que faliram aumentaram quase 25% de 2016 quando comparado a 2015. Por isso, os donos de de negócios, principalmente quando os retornos não vêm como esperado, procuram maneiras de se reerguer e evitar a falência da empresa. Uma dessas maneiras pode ser obtendo resultados por meio das pesquisas de mercado.
Com as pesquisas, é possível entender as necessidades de seu público, avaliar a concorrência e obter uma série de dados que poderão te guiar na hora de tomar decisões.
A Insider te mostra como as pesquisas de mercado podem ser decisivas para evitar a falência da empresa nesse artigo. Confira!
Por meio da pesquisa de mercado, é possível entender o que há de errado para que a sua empresa esteja com risco de falência. É possível entender o que desagrada ao público, quais estratégias da sua empresa não deram certo, onde estão as defasagens e ajudar a criar um plano de negócio mais consistente e condizente com o mercado no qual a sua empresa está situada. Nenhuma empresa é perfeita em todos os aspectos e, se a sua empresa não dá os retornos planejados, certamente os problemas são bastante notáveis. Assim, você pode utilizar a pesquisa de mercado, ou pesquisas como do cliente oculto, para descobrir onde estão as falhas e, junto com a sua equipe, encontrar meios para evitar a falência e reerguer o seu negócio.
A pesquisa de mercado permite que você descubra quais são as necessidades do consumidor para encontrar meios de fazer com que seu produto ou serviço possa supri-las. Entender o que o consumidor precisa é o caminho para que a sua empresa entre realmente nos eixos e volte a se manter no mercado. Lembre-se de que de nada adianta ter um produto incrível, com um enorme projeto de divulgação dele, se ele não for o que o seu público procura, consequentemente, não vender o suficiente. O ideal é que a sua empresa ofereça o produto ou serviço de qualidade ao mesmo tempo em que ele seja aquilo que o consumidor precisa. Isso é possível quando se conhece o público-alvo e conta com uma equipe de desenvolvimento preparada para realizar todas as adaptações e reestruturações das quais a sua empresa precisa.
Não são poucos os casos de empresas que começaram do nada, passaram por dificuldades e, com muito trabalho, puderam evitar a falência se tornar um sucesso de vendas e ocuparam o Share of mind do público. Por que não se inspirar nessas cases de sucesso para tentar voltar com o seu negócio para os trilho? Existem pesquisas, como a de inteligência competitiva, que oferecem meios de mapear a concorrência, analisar as tendências do mercado e permitem uma base maior para que as decisões de reposicionamento da marca sejam tomadas de maneira consciente e precisa. Você pode se guiar por estratégias de grandes empresas de sucesso para criar uma estratégia que seja perfeita para o seu negócio, por meio de dados e levantamentos a respeito do que deu certo para outras empresas do seu ramo de atuação.
A pesquisa de clima organizacional oferece a possibilidade de entender as preocupações, percepções e necessidades dos colaboradores da sua empresa. Quem melhor para saber o que pode ser melhorado do que as pessoas que realizam as atividades do seu negócio no dia a dia? Dessa forma, é possível entender o que os incomoda, o que deve ser mantido e qual a melhor maneira de que as decisões sejam tomadas. Essa também é uma maneira de fazer com que os colaboradores estejam a par de toda a situação e se integrem a respeito dos objetivos da empresa e proponham soluções para ajudar a evitar a falência da instituição.
Para evitar a falência da sua empresa, é necessário trabalho duro e manter a mesma paixão que fez com que você colocasse em prática o sonho de ter o próprio negócio. Por isso, conte com a Insider para te ajudar! Somos um instituto de pesquisa sério e comprometido em entregar aos nossos clientes resultados que sejam úteis para que eles deem prosseguimento aos seus projetos. Contamos com profissionais especializados para a realização de diversas pesquisas que poderão te auxiliar na tomada de decisões e ajudar a sua empresa a evitar a falência.
Entre em contato com a nossa empresa de pesquisas e conheça todos os serviços que a Insider pode fazer por você e por sua empresa!
A Insider é um Instituto de Pesquisa de Mercado e Opinião especializado em atender e entender seus clientes.
Há mais de vinte anos no mercado, a Insider fornece informações de mercado com a qualidade e a rapidez que as empresas tanto necessitam em um mundo cada vez mais competitivo.
São Paulo
Av. Dr. Cardoso de Melo, 1460 / 12ª - Vila Olímpia
Tel: +55 11 2548-3001
Rio de Janeiro
Praia do Flamengo, 66 - Bl.B - Gr. 1209
Flamengo
Tel: +55 21 2556-3300
WhatsApp
+55 11 94542-4440