Atenção, gestor de vendas! Tem sofrido com aqueles consumidores que só aparecem em certas épocas do ano? Essa é uma das maiores dores de cabeça de pessoas dessa área. Por isso, a Insider, instituto de pesquisa, preparou este artigo. Aqui, damos algumas dicas de como lidar com a sazonalidade das vendas. Continue lendo e saiba como driblá-la!
Basicamente, sazonalidade de vendas consiste em um período específico do ano em que há uma demanda sobre algum produto, serviço ou setor. Isso faz com que ele seja muito vendido nessa época, mas ao longo do ano perde sua força. Por exemplo, brinquedos de crianças. Lojas que vendem tal produto geralmente tem aumento das vendas no final do ano, quando se tem Dia das Crianças e Natal. O mesmo ocorre com roupas de inverno e verão, que são procuradas nessas estações.
No entanto, em outros dias esse número é reduzido. Assim, é importante buscar formas de aumentar as vendas ao longo dos outros períodos, fora da sazonalidade. Abaixo, vamos te apresentar dicas e estratégias para driblar a sazonalidade das vendas. Acompanhe!
O primeiro passo para você entender como driblar a sazonalidade das vendas é compreender como ela funciona. Por que tal produto possui uma alta temporada de compras? Existe alguma data comemorativa que possa incentivar esse consumo? Busque entender como funciona essa procura dos clientes! Pesquisas de mercado podem te ajudar nesse passo!
Agora que você já sabe como funciona a busca pelo seu produto, é preciso entender como fazer com que as pessoas continuem comprando em outros períodos. Estimule a compra!
Já percebeu que em épocas de baixa temporada algumas lojas fazem liquidações, dão descontos e criam combos e kits. Lojas de vestuário, por exemplo, colocam preços menores em peças de inverno no verão, e vice-versa. Isso faz com que a compra continue, seu fluxo de caixa continue positivo e ainda evita que as peças fiquem encalhadas no estoque. Crie uma oportunidade e uma necessidade!
Os preços, além dos descontos, também devem ser atrativos. Aqueles produtos que são sazonais geralmente perdem valor em períodos de baixa temporada. Sendo assim, se você quer evitar a perda de lucro, é necessário criar uma estratégia para precificar seus produtos. Na hora de definir esses valores, certifique-se de que possam ser reduzidos gradualmente após o período de alta procura sem haver prejuízos.
E a venda online, você já a considerou? Ela pode ser a chave para o sucesso da sua empresa na baixa temporada! Pense em lojas de vestuário. Essas organizações, por exemplo, podem conseguir clientes em outras regiões do país ou do mundo que estejam com climas diferentes da sede se passarem a vender seus produtos na internet. Pode ser a decisão que fará toda a diferença no consumo!
O relacionamento que a empresa mantém com os clientes também é essencial para manter o consumo, mesmo com a sazonalidade das vendas. Crie e-mails e mande mensagens divulgando produtos novos e perguntando como o consumidor está, por exemplo. Busque formas de sustentar essa relação e garantir a fidelidade. Qualquer negócio de sucesso precisa ter essa preocupação!
Quer driblar a sazonalidade das vendas da sua organização? Então, conte conosco! A Insider é uma empresa de pesquisa de mercado de SP com mais de 20 anos de experiência. Somos um dos institutos de pesquisa mais completos do país, que vem somando vários estudos que geraram sucesso às instituições interessadas. Conosco, você garante mais vendas e melhores resultados. Conte com a nossa equipe e alcance a inteligência de mercado. Entre em contato!
A Insider é um Instituto de Pesquisa de Mercado e Opinião especializado em atender e entender seus clientes.
Há mais de vinte anos no mercado, a Insider fornece informações de mercado com a qualidade e a rapidez que as empresas tanto necessitam em um mundo cada vez mais competitivo.
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