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Como conhecer a fundo os hábitos do consumidor?

como conhecer a fundo os hábitos do consumidor

Procurar conhecer mais sobre os hábitos do consumidor pode criar vínculos mais duradouros e vantajosos para sua empresa. Isso porque a exclusividade e o atendimento diferenciado são muito levados em conta na hora de escolher onde comprar.

Se você busca saber tudo sobre os hábitos do consumidor para ajudar no crescimento da sua empresa, confira esse artigo que a Insider preparou para você.

Por que é importante conhecer o consumidor?

Para que uma empresa consiga fidelizar um cliente, é necessário que ela o conheça. Saber os gostos, preferências e hábitos do consumidor fará com que o cliente se sinta especial e privilegiado, o que ele não sente quando recebe o tratamento padrão.

Para começar, é preciso saber que são 4 os perfis mais comuns de clientes:

  • Pragmático: Decide rápido o que comprar, sendo guiado pela racionalidade.
  • Afável: Escolhe com cuidado, lentamente, influenciado pelas emoções.
  • Expressivo: Toma as decisões com rapidez, guiado pelas emoções.
  • Analítico: Demora para tomar decisões, porque é meticuloso, e pensa racionalmente e com muito cuidado antes de fazer as compras.

Sabendo disso, é necessário ouvir e estar atento para, a partir dos hábitos do consumidor, descobrir em qual categoria de cliente ele se encaixa, para que sua empresa ofereça um serviço adequado.É muito importante saber que não é o consumidor que se adapta aos hábitos da empresa mas é a empresa quem deve se adaptar aos hábitos dele.

Ao conhecer os hábitos do consumidor (com a ajuda de um instituto de pesquisa de mercado) e oferecer um atendimento adequado, a empresa passa para ele a mensagem de que se importa em agradá-lo e é satisfeita em tê-lo como cliente. Esse cliente passará a comprar apenas da sua empresa, porque será um lugar onde ele se sente valioso e reconhecido. Mesmo que esse tipo de atendimento não traga retornos exorbitantes e de maneira imediata, vínculos de longo prazo entre cliente-empresa são estabelecidos, e a chance da sua clientela aumentar, por indicação é muito maior.

hábitos do consumidor

 

Quais as vantagens de a empresa conhecer os hábitos do consumidor?

Podemos destacar 4 das principais vantagens de se conhecer os hábitos do consumidor:

Fidelização do cliente

A maior vantagem para a empresa que conhece bem seu cliente e o trata de forma diferenciada é a fidelização desse cliente. Quando é bem tratado, o consumidor tem as suas expectativas atendidas ou superadas e sente que pode contar com a empresa com o que precisar, não sendo necessário recorrer à outra empresa. Assim, quanto mais conhecer os hábitos do consumidor e tratá-lo de maneira diferenciada, maior as chances de conquistar a sua fidelidade.

Perspectiva de investimento

Com a ajuda da  inteligência de mercado e conhecendo exatamente os hábitos do consumidor, o que ele gosta ou não, você saberá exatamente onde investir para que os clientes estejam sempre satisfeitos. Claro que agradar a todos da mesma maneira, com os mesmos investimentos, é impossível. Por isso, conhecer seus clientes é tão importante. Dá para saber quais mudanças são mais necessárias e como agir de maneira que todos saiam satisfeitos, cada um à sua maneira.

Aumento do share of wallet do seu negócio

Sabemos que a propaganda mais eficaz é a boca a boca. Sendo assim, um cliente que recebe um tratamento personalizado, que sente que a empresa conhece e se preocupa com seus hábitos de consumo, irá indicar essa empresa aos amigos e conhecidos, além de destinar maior parte de seu orçamento (ou todo ele) à essa empresa. Então, é o aumento do share of wallet(acrescentar aqui artigo publicado) da sua empresa acontecendo como consequência do interesse da sua empresa pelos hábitos do consumidor.

Relacionamento duradouro

Nenhum cliente quer perder de vista aquela empresa que o tratou com respeito e se preocupa, de verdade, com suas necessidades. Diversas histórias são conhecidas de empresas que criam vínculos fortes e duradouros com os clientes, como uma relação de amizade. É o exemplo da gigante das motos Harley Davidson, que buscou conhecer de maneira profunda os hábitos do consumidor que adquire suas motos e hoje é amada por uma multidão.

Procure conhecer o seu cliente

A inteligência competitiva busca o maior número de informações possíveis sobre o cliente, para traçar o seu perfil. Um instituto de pesquisa tira, através disso, as principais características e hábitos do consumidor para que a empresa possa fazer um trabalho personalizado para cada perfil de cliente, a fim de fidelizá-lo e atender sempre o que ele busca.

Para descobrir o perfil dos seus cliente, conte com a Insider. Somos uma empresa de pesquisa de mercado que atua há mais de 17 anos buscando conhecer os hábitos do consumidor. Entre em contato e saiba mais sobre os nossos serviços!

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