SP: +55 11 2548-3001           RJ: +55 21 2556-3300           insider@insider.com.br           +55 11 94542-4440

Por que a pesquisa é um dos deveres de um síndico?

pesquisa é um dos deveres do síndico

Os deveres de um síndico são inúmeros, porque ele é o responsável por prevenir acidentes e garantir o bem-estar de moradores. Por isso, esse profissional precisa ter conhecimentos sobre administração e direito para exercer um bom trabalho. Porém, nem sempre isso acontece e ações importantes são deixadas de lado durante a gestão. Entre elas está a pesquisa de satisfação.

Geralmente, os síndicos deixam de realizar essa atividade por acreditar que ela não influencia em uma boa administração. Mas, uma das consequências para essa negligência é a insatisfação dos moradores, que pode causar a demissão do cargo. Considerando o problema, a Insider elaborou este artigo para que você entenda a importância da pesquisa na gestão de um condomínio.

Pesquisa de satisfação como um dos deveres de um síndico?

Garantir o agrado dos moradores deve ser uma das prioridades de qualquer síndico. Afinal, os habitantes têm mais facilidade para reconhecer problemas internos de um imóvel. Além disso, uma má administração pode resultar em sérias consequências. Entre elas, está a desvalorização do prédio.

Por isso, elaborar pesquisa de satisfação é uma das ferramentas de boa gestão. Com ela, é possível identificar as falhas de gerência e quais são as melhorias necessárias. Ao tornar a análise de opinião um dos deveres de um síndico, diversos transtornos são evitados.

Quais são as vantagens da pesquisa de satisfação para síndicos?

 

Melhoria da infraestrutura

Ao elaborar a pesquisa, o síndico deve inserir tópicos importantes, como a infraestrutura. Muitas vezes os administradores fazem gastos desnecessários e deixam de identificar problemas mais importantes para os moradores. Em alguns casos, o síndico não reside no condomínio, portanto os habitantes são mais indicados para recomendar as melhorias. Seguindo essa tática, será muito mais fácil economizar com obras extensas e equivocadas. Outra vantagem é o aumento da confiança dos moradores na gestão do síndico. Isso acontece porque, ao notar que as demandas estão sendo atendidas, a percepção da eficiência da administração é maior.

Prevenção de prejuízos

Como citamos anteriormente, é importante que o síndico entenda quais são as reais necessidades ao definir um orçamento. Caso contrário, gastos dispensáveis serão frequentes. Os moradores serão os primeiros a sofrerem as consequências dessa ação, por conta do aumento da mensalidade do condomínio.

Portanto, a melhor forma de descobrir quais são as carências do prédio, é por meio de uma pesquisa de satisfação elaborada. Ao definir esse aspecto como um dos deveres de um síndico, muito dinheiro é economizado. Isso abre espaço para inúmeros outros investimentos importantes.

Economia de tempo

Com a prática das pesquisas de qualidade, a número de reuniões do condomínio diminui. A razão para isso é porque, com um estudo em mãos, o síndico saberá exatamente quais são as insatisfações do morador. Assim, a assembleia só será necessária para realizar as votações mais importantes e prestações de contas.

Além disso, algumas pessoas se sentem desconfortáveis para expor opiniões em uma reunião. Logo, com a pesquisa será mais fácil ter respostas para questões mais delicadas. No caso de perguntas anônimas, a sinceridade será ainda maior. Dessa forma, as estratégias escolhidas terão menor margem de erro, melhorando a aceitação da gestão.

Segundo pesquisas divulgadas na Uol, os moradores têm muita falta de interesse em participar desses encontros. Só no estado de São Paulo, 54% das pessoas não frequentam as assembleias do condomínio. Portanto, convocar essas reuniões apenas para os assuntos mais essenciais será um diferencial na gestão.

 

Melhor comunicação entre todos

A boa comunicação é um dos maiores deveres de um síndico. Porém, nem sempre essa habilidade é praticada. Nesses casos, investir em um instituto de pesquisa pode ser a solução. Com a frequência das pesquisas, o gestor terá mais facilidade em garantir um diálogo mais eficiente entre todos. Seguindo essa tática, os moradores sentirão que o administrador tem consciência coletiva e a confiança será maior.

Faça a sua pesquisa de satisfação com a Insider

Se você deseja tornar a pesquisa de satisfação um dos deveres de um síndico, conte com a Insider. Somos um instituto de pesquisa especializado em conhecer o mercado e opiniões, focado em atender as necessidades do cliente. Usamos tecnologias de ponta para formular resultados e nossos profissionais são altamente qualificados. Portanto, se você deseja conhecer melhor as características dos moradores de seu condomínio, entre em contato conosco!

Posts Relacionados

× Fale conosco pelo Whatsapp