SP: +55 11 2548-3001           RJ: +55 21 2556-3300           insider@insider.com.br           +55 11 94542-4440

Ano eleitoral: saiba como medir a efetividade da campanha política

meça a efetividade da campanha no ano eleitoral

Discutir sobre política nem sempre é agradável. Entretanto, sua importância deve ser sempre reconhecida. Em ano eleitoral, a população está sempre à mercê de inserções de campanhas políticas durante seus afazeres. Isso se dá por conta da disputa de discursos persuasivos por parte dos candidatos aos cargos políticos em questão. Para a fluidez proveitosa das mensagens passadas, os cidadãos precisam de informação. Para o sucesso das campanhas, as agências e seus respectivos clientes/candidatos também.

A importância das pesquisas para o ano eleitoral

Para os profissionais de marketing político, ter um feedback dos indivíduos em relação às campanhas é fundamental. Precisamos pensar caso não haja boa receptividade por parte de quem interessa ser atingido. Afinal, os partidos possuem suas filosofias e só por meio da pesquisa para saber em quais zonas o público demonstra mais interesse por ela.

A produção ou desenvolvimento dos produtos, seja qual for o segmento, é dado a partir da realização de uma pesquisa. Um exemplo bem atual são as novelas. Elas são escritas de acordo com o que o público correspondente. Para a elaboração de um efetivo marketing político não é muito diferente. Com a forte demanda por conteúdos digitais (por meio das redes sociais), todo passo a ser dado pelo político enquanto pessoa pública deve ser muito bem calculado. Caso contrário, toda proposta apresentada pela equipe vai por água abaixo. Esse planejamento pode ser elaborado a partir de pesquisas em relação ao envolvido e seu público de acordo com as necessidades para o momento.

Estudo de ações políticas

Falando em planejamento, entra-se no âmbito da gestão de políticas públicas. Ou seja, analisar o processo de organização e execução das medidas tomadas em relação à sociedade. A gestão foca em administrar a saúde, transporte, lazer, educação, segurança e outras áreas de responsabilidade do governo. Os itens avaliados fornecem melhoria aos serviços prestados e aumento nas possibilidades de novas ações do marketing político em época de ano eleitoral, por exemplo.

Com a ascensão do poder argumentativo das pessoas e acesso aos portais de comunicação do governo, questionamentos sobre os investimentos e cumprimento de responsabilidades aumentam. O estudo das ações políticas auxilia no reconhecimento de um problema, nas soluções a serem executadas, alternativas de menor custo e demais estratégias construtivas para a população.

Diagnóstico político

Pautado na análise do público, o diagnóstico político traz a dimensão da realidade com todas as características culturais, econômicas e sociais. Dando importância ao monitoramento generalizado da área política de uma região, esse tipo de análise é objetivado em saber as intenções de votos. Também para estudar o posicionamento dos partidos, estudar os cenários em que as ações estão sendo aplicadas e compreensão mais profunda do objeto de estudo.

Os dados recolhidos para o diagnóstico políticos são importantes na formação de diretrizes para uma campanha política, seja em ano eleitoral ou não. A imagem do candidato será sempre vinculada em diversas plataformas. Essa boa manutenção é extremamente necessária. Esse estudo almeja abordar as prioridades e expectativas dos eleitores, imagem ligada ao candidato e seus concorrentes, os momentos oportunos para o crescimento político, definir posturas a serem tomadas no processo de candidatura e etc.

Pesquisa eleitoral

Cada segmento do processo de estudo/pesquisa supracitado pode demandar um tempo copioso para alcançar os resultados. Mas o investimento em cada um deles é fundamental. Especialmente para ano eleitoral, surge uma nova alternativa para aplicar melhorias na campanha política: a pesquisa eleitoral. Realizada próximo às eleições, é a opção que centraliza as informações e influencia o eleitor de forma direta ou indireta. Por isso é a mais requisitada pelos partidos políticos e seus profissionais de marketing.

A pesquisa avalia o impacto das inserções do programa eleitoral por meio dos meios de comunicação em massa que mais atingem os eleitores (rádio e televisão, por exemplo). E também o desempenho dos candidatos durante todo esse momento.

Contrate um serviço de pesquisa

Para garantir a credibilidade nas pesquisas e estudos que auxiliam no bom desempenho do marketing político, conte com a Insider. Somos uma empresa de pesquisa eleitoral com excelentes profissionais qualificados no ramo de pesquisas. Para nortear as campanhas durante o ano eleitoral com o mapeamento a imagem do candidato, necessidades e relação da população com determinados ideais, conte com nossos serviços. Navegue pelo nosso site. No caso de dúvidas, fale conosco. Estamos à disposição!

Links úteis:
instituto de pesquisa
empresa de pesquisa de mercado
empresa de pesquisa de mercado sp
inteligência competitiva

 

Posts Relacionados

× Fale conosco pelo Whatsapp