SP: +55 11 2548-3001           RJ: +55 21 2556-3300           insider@insider.com.br           +55 11 94542-4440

Conheça as diferenças entre pesquisa qualitativa e quantitativa

Lupa indicando porcentagem em um gráfico

Um bom profissional de marketing sabe da importância da pesquisa de mercado para o seu trabalho. A partir dos resultados obtidos através dela, é possível tomar decisões mais assertivas a fim de melhorar as estratégias e caminhar rumo ao sucesso. Nesse contexto, é preciso escolher entre a pesquisa qualitativa e quantitativa no momento de desenvolver o estudo.

Antes de decidir qual das metodologias é a mais adequada para o caso do seu cliente, é necessário compreender as diferenças entre ambas. Geralmente, o que diverge entre uma e outra são pontos na abordagem, amostra e objetivo. Continue lendo este artigo e entenda exatamente do que se trata cada método.

O que é pesquisa qualitativa?

A pesquisa qualitativa é baseada no caráter subjetivo, tendo em vista que o critério para identificação dos resultados é valorativo.

Nessa metodologia, a principal finalidade é entender o comportamento do consumidor através da percepção das suas opiniões, preferências e pontos de vista. Neste caso, leva-se em consideração as experiências individuais de cada respondente para se aprofundar nos temas tratados.

A ferramenta de análise dos dados mais importante da pesquisa qualitativa é o próprio pesquisador. Ele é responsável por interpretar as informações obtidas por meio de entrevistas realizadas com indivíduos de um grupo específico.

1) Quando se usa?

A pesquisa qualitativa é ideal para quem busca compreender as motivações e ideias das pessoas entrevistadas. Se você quer uma resposta mais profunda e personalizada, essa é a pesquisa ideal para seu caso!

Essa metodologia pode ser usada para saber as necessidades e o perfil do consumidor. Além disso, é eficiente para o entendimento do negócio e criação de ideias novas.

2) Qual o tipo de abordagem?

A abordagem utilizada para analisar os dados da pesquisa qualitativa é mais aberta e abrangente. Nesse sentido, o pesquisador possui a liberdade de conceber um roteiro informal de pesquisa, de modo que consiga insights e feelings significativos para a resolução do problema em questão.

3) Como a pesquisa qualitativa é feita?

Os procedimentos usados para encontrar os dados da pesquisa qualitativa resumem-se em grupos de foco, entrevistas, questionários abertos, diários e observações do pesquisador. Os resultados obtidos são registrados em relatórios em formato de texto.

O que é pesquisa quantitativa?

A pesquisa quantitativa possui sua metodologia focada em traduzir os dados obtidos em termos de grandeza ou quantidade. Sendo assim, o resultado dessa metodologia é expresso em números e/ou porcentagem. Por exemplo: custo, tamanho, peso, etc.

A pesquisa quantitativa utiliza diferentes técnicas e estatísticas para quantificar opiniões e informações para um determinado estudo. Nesse caso, pesquisa-se sobre elementos tangíveis, concretos e quantificáveis.

Esse método é capaz de identificar medidas exatas e valores médios, mas nunca será eficiente para apontar as particularidades subjetivas de algo.

1) Quando se usa?

A pesquisa quantitativa é indicada para quem deseja mensurar a dimensão do seu mercado ou segmento. Em geral, esse método é usado nas seguintes pesquisas:

2) Qual o tipo de abordagem?

A abordagem da análise de dados da pesquisa quantitativa se caracteriza pelo uso de ferramentas matemáticas ou técnicas estatísticas. Esses métodos são necessários para permitir que ocorra a medição numérica das relações entre os dados coletados.

Nessa metodologia, o esforço do pesquisador está focado em coletar as informações e planejar a pesquisa. Isso ocorre devido ao fato da análise ser feita por meio de cálculos e estatísticas, que estabelecem a resposta para o problema apresentado.

Geralmente, a análise e os cálculos da pesquisa quantitativa são realizados com o uso de planilhas e programas de computador.

3) Como a pesquisa quantitativa é feita?

Os instrumentos de pesquisa quantitativa mais utilizados pelos pesquisadores são os questionários com perguntas de múltipla escolha. Após a coleta de dados brutos, os resultados são expostos em formato de gráfico ou tabela.

Um bom exemplo de recurso aplicado à pesquisa quantitativa é o NPS (Net Promoter Score), método que mede o nível de satisfação dos clientes. Basicamente, obtém-se o resultado esperado a partir de uma única pergunta feita aos participantes: “quanto você recomendaria a nossa empresa para um amigo ou familiar?”. A resposta vai de 0 a 10; onde 0 significa “não recomendaria” e 10 significa “com certeza recomendaria”.

Insider: o instituto de pesquisa que você pode confiar!

Agora que você já sabe as diferenças entre pesquisa qualitativa e quantitativa, coloque seu estudo em prática e impulsione o negócio do seu cliente. A Insider pode te ajudar nisso! Somos um instituto de pesquisa de mercado que atua em todo o Brasil há mais de 20 anos.

Conosco, você tem acesso às melhores metodologias de pesquisa para entender seus clientes e melhorar suas estratégias empresariais. Oferecemos uma variada gama de serviços de inteligência de mercado e opinião especializada. Entre em contato conosco e permita que nossos profissionais mudem os rumos do seu negócio!

Ficou interessado no assunto? Não perca nenhuma novidade! Acompanhe as últimas notícias em nosso blog. Fique por dentro!


Conteúdo publicado em 15/12/2020 e atualizado em 31/05/2021

Posts Relacionados

× Fale conosco pelo Whatsapp