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5 estratégias de fidelização para B2B e B2C!

estratégias de fidelização

A retenção de clientes é um resultado da constante aplicação de estratégias de fidelização. Ela origina uma série de benefícios para a empresa e também para o consumidor dos produtos ou serviços. Tal fator pode ser comprovado na medida em que os benefícios surgem para ambas as partes. Pensando nisso, preparamos este artigo para te orientar sobre quais são as ações válidas para a fidelização B2B e B2C. Boa leitura!

Quais são as estratégias de fidelização mais ativas?

1- Mantenha uma boa gestão de relacionamento com o cliente

O primeiro passo para alavancar as estratégias de fidelização, seja para B2B ou B2C, é reforçar a boa gestão de relacionamento com o cliente. Em outras palavras, isso quer dizer: montar uma rede para conhecer melhor seu público.

Para alcançar esta meta, sua empresa poderá apropriar-se de uma série de recursos que melhor atingem os clientes ativos. Bons exemplos, nesta medida, são a criação de listas de e-mails ou transmissão no WhatsApp, contato via aplicativo ou, até mesmo, a redefinição do software do site. Com este último, haverá a possibilidade de entender melhor o que o cliente pesquisa ou deseja a partir do histórico de navegação.

2- Ofereça a possibilidade de tratamento VIP

Sua empresa oferece serviços de apoio ao cliente no modelo B2B? Oferecer tratamento VIP é uma ótima forma de garantir que o cliente compreenda o valor de seu negócio.

De tal maneira, uma das formas aplicáveis desta ação é destinar uma parte específica da equipe para o atendimento direto aos clientes fidelizados. O tratamento mais humanizado e exclusivo influenciará diretamente no nível de satisfação.

3- Melhore a experiência do cliente

Outra boa forma de aplicar as estratégias de fidelização é expandir a experiência do cliente. Por se apropriar de dinâmicas mais informais, tende a ser mais aplicada em situações B2C.

Algumas são as possíveis formas de aperfeiçoar a relação do cliente com a empresa:

  • oferecer um produto a mais depois de atingir uma meta de compras;
  • seja mais flexível quanto a política de troca ou devolução;
  • disponibilize taxas de descontos para próximas contas.

4- Reduza os processos burocráticos

Os processos burocráticos são barreiras entre a empresa que disponibiliza o serviço e o cliente, principalmente na relação B2B. A justificativa para essa situação é a dificuldade encontrada durante a formalização e andamento dos processos. Tal questão enfraquece a relação entre a empresa geradora dos serviços e o cliente.

Devido a isso, uma das estratégias de fidelização é reduzir a necessidade de documentos e assinaturas ao máximo. Ou, até mesmo, marcar o prazo destes em um período mais curto. Assim, existirá flexibilidade nas ações que despendem mais tempo do setor administrativo. Este posicionamento será visto como um diferencial competitivo aos olhos do cliente.

5- Manter ações no pós-venda

Por último, mas não menos importante do que os pontos anteriores está a manutenção das ações no período pós-venda. Isso é, tanto para o público corporativo quanto para o comum existe a obrigatoriedade de fixar a marca ao ponto de gerar uma conversão ativa e periódica.

São exemplos de atitudes que podem ser tomadas depois da primeira compra:

  • lista de e-mail indicando promoções e benefícios;
  • mensagens que recordem a importância do uso dos produtos/serviços;
  • telefonemas;
  • oferecimento de suporte técnico.

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