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Como atingir o consumidor na crise econômica

crise econômica

Crise econômica é um termo que nós, brasileiros, entendemos muito bem – afinal, temos enfrentado um período de incertezas políticas e econômicas ao longo dos últimos dois anos. Dentro desse contexto, não apenas os consumidores precisaram se adaptar, mas também todas as empresas passaram a enxergar que muitas estratégias e posicionamentos já não funcionam mais. É preciso ter inteligência de mercado e, principalmente, inteligência competitiva. Diante dessa realidade, o que as empresas devem fazer? Como elas devem se posicionar?

Essas são questões importantes que, enquanto não tiverem respostas, certamente serão responsáveis por muitas empresas fecharem as portas. Hoje, o mais importante para o empreendedor é saber posicionar sua marca corretamente em relação ao consumidor.

A marca é um elemento que traduz de forma visual a experiência de consumo e relacionamento entre uma empresa e seus consumidores. Diante de uma crise econômica, os desafios de estabelecer a valoração da marca são ainda maiores, e surpreender os clientes com melhorias e novidades é essencial para qualquer empresa que busque sobreviver no mercado brasileiro atual.

Mas, antes de qualquer coisa, é preciso entender um pouco mais sobre o comportamento do consumidor brasileiro nesse período crítico.

Perfil do consumidor na crise econômica

O consumidor, hoje em dia, tende a ser mais racional. Compras por impulso andam cada vez mais raras, e a fidelidade às marcas se torna um verdadeiro desafio para as empresas. O empoderamento do consumidor o torna mais oportunista, crítico, e aberto à experimentação de novas marcas (principalmente por deixar de comprar marcas que cobram preços considerados abusivos por ele).

Dados de uma pesquisa realizada pelo IBOPE em janeiro de 2016 revelam que 61% dos brasileiros afirmam ter alterado ou planejar alterar seu planejamento financeiro e hábitos de consumo. Isso demonstra que a crise econômica, além de afetar diretamente o bolso do consumidor, está gerando consumidores conscientes e que refletem sobre suas necessidades antes de consumir, além de se preocupar com a preservação do planeta. É uma tendência que chamamos de Low Consumerism.

 

Como as marcas podem atingir esse consumidor?

As marcas precisam aprender a lidar com esse consumidor e redobrar os cuidados nesse momento. Ações promocionais e descontos são indispensáveis, tanto para produtos “comuns” quanto para os produtos “premium”, coisa que não ocorreria tão facilmente antes da crise. Esse é o momento para a quebra de paradigmas e inovação.

Além disso, é de extrema importância que as marcas invistam na ideia de que os benefícios intangíveis que seus produtos ou serviços oferecem vão muito além dos benefícios financeiros – como, por exemplo, os benefícios ecológicos. Ou seja, também é hora de cuidar da imagem institucional.

Em resumo, as marcas devem:

  • Ter consciência do comportamento do consumidor atual e reconhecer seu empoderamento. Além disso, é preciso deixar esse posicionamento claro, principalmente para eles.
  • Atrair o consumidor racional ao explicitar os benefícios intangíveis do consumo de seus produtos, tanto para o indivíduo quanto para o planeta. Não deixar o foco apenas no preço baixo dos produtos.
  • Transmitir solidez, confiança, transparência e parceria, pois isso é essencial nesse tempo de incertezas.
  • Ouvir as demandas do consumidor e dar a ele o que ele quer, bem como valorizar a customização. É possível conhecer bem o perfil de seu consumidor, medir sua satisfação e descobrir suas preferências através de uma pesquisa (para saber mais sobre isso, clique aqui).

Por mais que a crise econômica represente um desafio para as marcas, ela também representa uma oportunidade para pequenas empresas conquistarem o mercado, e grandes empresas inovarem. Portanto, não fique de braços cruzados na crise! É hora de fazer acontecer!

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