Fidelidade de clientes – o maior trunfo de uma empresa

fidelidade da clientela

A fidelidade de clientes atualmente tornou-se algo essencial pelo simples fato de o mercado estar cada vez mais selvagem em suas disputas. A concorrência fica cada vez mais acirrada, a inteligencia competitiva ainda mais necessária e existem sempre novos entrantes capazes de aprimorar o que está em circulação. O maior desafio em relação à fidelidade é o encantamento do cliente, a superação de suas expectativas, o que supera o mero suprimento de uma necessidade momentânea. Clientes fiéis são advogados de sua marca e trazem ainda mais compradores, além de ser mais barato fidelizar um indivíduo do que captar um novo consumidor. E apesar disso, eles podem representar 65% das vendas de uma empresa, segundo dados de uma empresa de pesquisa.

Entenda o que pode ser feito nessa caminhada com algumas dicas que daremos:

Pense com a cabeça do cliente

Para haver fidelidade é preciso que o serviço de atendimento coloque-se no lugar do cliente. Use sua inteligencia de mercado e treine sua equipe para que haja sensibilidade e eles sejam capazes de captar os sinais da clientela. A forma de abordagem precisa ser como ele, o cliente, quer, e não como o profissional acreditar ser o ideal. Isso algo que pode se tornar sua maior arma contra a concorrência, pois é uma característica quase permanente e praticamente impossível de ser copiada inteiramente. Além disso, tenha registros completos de seus consumidores – você pode contar com um instituto de pesquisa de mercado para coletá-los. Registre o histórico de compras, as reclamações já feitas e não somente informações de contato básicas como telefone, endereço ou e-mail. Procure também fazer cadastros mais extensos, com informações mais detalhadas, pois, com isso, será possível personalizar o atendimento e as ofertas a cada indivíduo. Mas tente, para incentivá-lo a lhe fornecer essas informações, oferecer algo em troca como uma promoção especial ou algum tipo de brinde.

Fidelidade é atenção

Dê sempre ao cliente a oportunidade de fazer observações, reclamações e sugestões. Isso cria uma sensação de poder e importância. Um bom exemplo de empresa bem sucedida nesse sentido é a rede de supermercados Pão de Açúcar que possui um canal de contato com os clientes muito bem estabelecido e até mesmo os caixas são treinados para sempre perguntarem se houve algum produto em falta. E o mais importante é sempre mostrar-se grato quando um contato é feito, pois o cliente que reclama e sugere é o realmente bom para sua empresa.

Aos fiéis, tratamento diferenciado

Agregue valor ao seu produto dando aos clientes fidelizados um tratamento especial. Ofereça vantagens exclusivas, promoções antecipadas e cortesias (que podem variar de acordo com o negócio). Isso pode também valer não somente para clientes já conhecidos, mas sim para gerar fidelidade em consumidores ainda não consolidados como fiéis.

Marque presença nas redes sociais

Atualmente é fundamental para qualquer empresa estar presente nas mídias socias e, mais importante ainda é fazer o monitoramento correto de suas contas. Capte comentários dos clientes, sejam eles bons ou ruins e tire lições deles. Responda sempre, em caso de elogio agradeça, se for uma reclamação em questão, tente solucionar e agradar o cliente específico de alguma maneira especial. Com esse método de inteligência de mercado é possível conhecer o público cada vez melhor e fidelizar sempre mais.

Concentre esforços no ponto certo e conte com a Insider para isso

Não desperdice recursos no cliente errado, saiba exatamente quem é seu público-alvo e foque nele. Mas para realizar esse direcionamento de suas ações de fidelidade você precisa contar com um serviço de pesquisa confiável e de alto padrão. Para isso estamos aqui. Procure a Insider, instituto de pesquisa, e saiba como maximizar seus resultados.