SP: +55 11 2548-3001           RJ: +55 21 2556-3300           insider@insider.com.br           +55 11 94542-4440

3 estratégias para posicionar seu produto no mercado

estratégia para posicionar produto no mercado

Muito se fala a respeito das novas técnicas de empreendedorismo. No entanto, para quem já iniciou um negócio, qual é a melhor forma de fazer com que o produto no mercado obtenha sucesso? Como fazer o cliente deixar de optar por um item que costuma comprar para investir em uma inovação? Neste artigo, a Insider busca responder a essas perguntas. Ficou curioso? Prossiga a leitura!

Como manter seu produto no mercado de forma eficiente?

Todo empreendimento que busca por sucesso passa por três fases. A primeira está associada ao desejo do dono, por conta de ser diretamente ligada ao sonho. A segunda, no entanto, é a diferenciação. Pode ser definida pela busca do formato de como a empresa busca se posicionar no mercado. A terceira, e última, é o crescimento e estabilização. Dessa maneira, podemos definir que a luta para a manutenção de um produto no mercado, em tese, encontra-se relacionada à segunda fase.

Aqui, vale acrescentar que conhecer o posicionamento de mercado é fundamental para que a empresa identifique sua necessidade de atuação e como seu produto pode satisfazer o cliente.

Na sequência, separamos 3 estratégias cruciais para que seu produto seja posicionado corretamente no mercado.

Baixo custo

O primeiro recurso que deve ser encontrado no posicionamento de um produto no mercado é o baixo custo. Ele é considerado uma das formas de vencer os concorrentes que já conseguiram estabilidade no comércio. Para tanto, será preciso articular formas de produzir um item viável com a economia nos custos de produção, logística e demais gastos considerados supérfluos. Desse modo, otimizar todo o esquema de produção pode ser uma boa saída.

Ao lançar o produto no mercado será preciso pensar na questão de preço. Para isso, conheça qual é a definição do produto. Por exemplo, seu produto pode satisfazer questões básicas de seu cliente e, por esse motivo, ser considerado um “produto esperado”. Contudo, caso ele supere as expectativas, poderá ser estabelecido como um “produto ampliado”. Portanto, considerar os custos de produção e a forma como o produto será apresentado ao cliente é ideal para estipular o melhor preço.

Atributos

Agrupar mais de um atributo em um único produto é o segundo ponto que pode facilitar na alocação de um produto no mercado. Essa questão será facilitadora caso seu cliente possua diversas demandas e nenhum produto do setor seja capaz de supri-las. Quando um produto possui mais de um atributo, sua utilização no dia a dia é simplificada e isso origina a satisfação do cliente ao utilizá-lo. Além disso, a estratégia de unir diferentes propriedades pode colaborar para o aumento do preço do produto.

Algo importante a considerar tratando-se de atributos é o equilíbrio. Lembre-se: ainda que a junção de funcionalidades possa ser facilitadora, é preciso considerar o desempenho. Logo, a qualidade deve ser prezada ainda que a mercadoria una uma série de recursos.

Acúmulo de valor

O último ponto estratégico de posicionar seu produto no mercado é conceder o acúmulo de valor a ele. Para tanto é preciso identificar quais são as principais deficiências que são encontradas no setor de atuação e as soluções que podem destacar o item frente aos demais.

Em suma, esse recurso já é amplamente utilizado por meio de campanhas de marketing que fazem uso de influenciadores digitais para divulgar o produto. Desse modo, poderá ser construída uma percepção de sua marca por meio da comunicação.

Precisa de auxílio?

Gostou do nosso artigo que conteve as principais estratégias para posicionar seu produto no mercado? A Insider pode ser uma grande facilitadora! Somos um instituto de pesquisa de mercado. Trabalhamos com o posicionamento de produto e pesquisa em pontos de vendas. Entre em contato conosco e torne sua empresa um destaque no mercado.

 

Posts Relacionados

× Chamar no WhatsApp!