Veja o que é e qual a importância da imagem corporativa da empresa!
Você conhece e sabe o que é a imagem corporativa? Ela é muito importante para uma empresa. Esse pode ser um fator decisivo para que uma pessoa escolha ou não consumir o conteúdo ou produto da sua marca.
Dessa forma, é importante que você, enquanto gestor de um negócio, entenda o que é e qual a importância da imagem corporativa. Por isso, a Insider montou este artigo. Aqui, separamos as informações mais importantes sobre o tema. Prossiga a leitura!
O que é imagem corporativa?
A imagem corporativa é, resumidamente, como a empresa é vista em determinado momento ou assunto. É a forma como uma ação, ou falta dela, é recebida pelo público. Portanto, falar de imagem é exprimir como o lead, cliente ou público em geral, enxerga a marca.
Por exemplo, durante a pandemia do coronavírus há uma preocupação quanto ao uso de máscaras e álcool em gel. Quando a marca tem uma fala contra essa recomendação feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), existe a possibilidade da empresa ser mal vista pelos consumidores.
Fatores que influenciam a imagem
À vista da situação descrita acima, alguns fatores que influenciam a imagem da marca são:
- posicionamento político;
- qualidade de produtos e serviços;
- gestão empresarial competente;
- relação com funcionários e fornecedores;
- responsabilidade socioambiental;
- interação comunicativa;
- ações no meio digital.
A depender da forma com que a marca se posiciona perante qualquer um dos aspectos citados, a corporação pode ser recebida de diferentes formas. Sendo assim, a imagem corporativa pode ser classificada como positiva ou negativa.
Qual é a importância da imagem corporativa?
Como dito anteriormente, imagem corporativa diz respeito a como uma empresa é vista pelo público consumidor em determinado período. Sendo assim, ela se torna importante quando é afetada.
Ao realizar uma ação positiva que agrade ao público-alvo, há uma maior chance de convertê-lo em cliente. Assim, o processo de conversão depende da identificação do consumidor com as propostas da empresa.
Da mesma forma, quando uma marca assume uma posição não favorável às crenças do público, acontece algo semelhante ao exemplo da pandemia. Nessa situação, pode ser que a imagem da marca se torne negativa. Em algumas situações, até mesmo a reputação da empresa pode ser manchada. Ou seja, a imagem pode impactar na decisão do consumidor.
Imagem x reputação
Como dito anteriormente, a imagem corporativa se resume na forma como um posicionamento da empresa é recebido pelo público. Neste caso, ela tem relação com forma como a empresa age ou deixa de agir em determinado momento.
Já a reputação corporativa é o termo usado para definir a união das imagens transmitidas pela empresa ao longo de anos. Por essa razão, demora mais tempo para ser construída. Abrange todas as opiniões propagadas pela marca e percepções absorvidas pelo público no decorrer do tempo. Ou seja, quanto mais a empresa transmite uma boa imagem, maiores são as chances de a reputação ser positiva.
Devo fazer uma pesquisa de imagem da minha empresa?
Sim! Se sua empresa busca aumentar o potencial de conversões é fundamental conhecer a imagem corporativa. Com esta análise, será possível ficar próximo do público e descobrir como:
- melhorar a imagem, caso essa seja negativa;
- manter a imagem, se já for positiva.
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