Descubra 4 motivos para fazer pesquisa de posicionamento de produto!

Mulher indo fazer pesquisa de posicionamento de produto online.

Em um mercado cada vez mais competitivo, o sucesso de um produto depende não apenas de sua qualidade, mas também de como ele é percebido pelo público. Ou seja, qual é o posicionamento daquele produto no mercado. Você deve definir como deseja que ele seja visto em comparação aos concorrentes e o valor que ele entrega aos consumidores. Já pensou nisso? A Insider te ajuda! Neste artigo, falamos mais sobre o assunto. Para garantir que essa percepção esteja alinhada com as expectativas do público, fazer pesquisa de posicionamento de produto é fundamental. Abaixo, explicamos os motivos para realizar esse estudo. Confira!

Entendendo a importância de fazer pesquisa de posicionamento de produto

1) Identificar o valor percebido pelo consumidor

A pesquisa de posicionamento ajuda a empresa a entender como os consumidores veem seu produto. Isto é, perante aos outros itens similares, de mesmo nicho ou função, de outras marcas. No desenvolvimento e venda de produtos, é importante alinhar a oferta ao desejo do público. Foque na questão: os clientes conseguem perceber o valor que a sua marca quer transmitir?

2) Contribuir na definição da proposta de valor

Ao fazer pesquisa de posicionamento de produto, você consegue entender o posicionamento do seu produto. Assim, a empresa consegue identificar aquilo que o torna único no mercado. Essa diferenciação é o que pode destacá-lo em um cenário competitivo. Sem uma proposta de valor clara, se torna difícil criar uma conexão emocional com os consumidores. Ou seja, dificulta a conquista da lealdade de seus clientes.

3) Melhorar a comunicação

Com os insights da pesquisa, a empresa pode ajustar sua mensagem de marketing de acordo com as expectativas e preferências do público-alvo. Isso garante que a comunicação seja mais eficiente, destacando os aspectos que realmente importam para os consumidores. Assim, traz eles para mais perto da sua marca. Ademais, a pesquisa ainda pode ajudar a entender os melhores canais e tom de voz mais apropriado para o seu segmento de mercado.

4) Mapear oportunidades de mercado

A pesquisa de posicionamento não apenas analisa a posição atual de um produto, mas também aponta lacunas no mercado. Talvez exista um segmento de consumidores que não está sendo adequadamente atendido pela concorrência, já parou para pensar nisso? Essa pesquisa pode ajudar a obter informações como essa, que podem orientar a criação de novas versões ou ajustes no produto existente. Oferece insights interessantes que você ou sua equipe podem nem ter parado para pensar!

Como a Insider pode ajudar?

Na Insider, somos especialistas em pesquisas de mercado e te ajudamos a fazer pesquisa de posicionamento de produto.

Auxiliamos você e sua marca com análises profundas que te guiam a tomar decisões estratégicas e fortalecer sua competitividade. Contamos com metodologias avançadas e equipe de profissionais experientes e qualificados. Com inteligência de mercado, ajudamos sua empresa a entender o comportamento do consumidor, identificar oportunidades e ajustar o posicionamento dos seus produtos.

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