SP: +55 11 2548-3001           RJ: +55 21 2556-3300           insider@insider.com.br           +55 11 94542-4440

Análise de concorrentes: descubra como conhecê-los em 4 passos

análise de concorrentes

O atual cenário competitivo no mundo dos negócios obriga todas as organizações a lidarem com a concorrência. Afinal, é extremamente importante ter conhecimento sobre as empresas que possuem características semelhantes à sua. Sendo assim, fazer uma boa análise de concorrentes é indispensável para o sucesso da companhia em longo prazo. Quer saber como conhecer sua concorrência e obter vantagens sobre isso? Continue lendo este artigo da Insider para descobrir!

4 passos para conhecimento e análise de concorrentes

1- Identificação das empresas rivais

O primeiro passo da análise de concorrentes é identificar quais empresas são realmente similares à sua. Para isso, você pode destacar organizações que disponibilizam o mesmo tipo de produto ou serviço. Até mesmo as marcas que possuem clientes e objetivos semelhantes devem ser levadas em consideração neste momento.

Um método eficiente para captar essas informações é por meio de uma pesquisa de mercado. Em geral, esse tipo de serviço é feito por empresas de pesquisa, como a Insider.

2- Definição dos pontos fortes e fracos

A partir da pesquisa de mercado, será possível avaliar a atuação dos concorrentes no mercado-alvo. Em primeiro lugar, é válido traçar os pontos fortes dos seus rivais com o intuito de descobrir quais ações deles podem ser uma ameaça para o seu negócio. Da mesma forma, é fundamental verificar os pontos fracos da concorrência para enxergar possíveis oportunidades de expansão da sua marca.

3- Análise das estratégias da concorrência

O próximo passo da análise de concorrentes é estudar suas estratégias. Para isso, você pode identificar quais habilidades seus rivais possuem para competir no mercado de forma mais assertiva que a sua empresa. As principais táticas que permeiam o mundo dos negócios são: diferenciação de produto ou serviço, grande esforço em divulgação, preço acessível, entre outras.

4- Atenção às empresas emergentes

Por fim, o último passo da análise de concorrentes é identificar quais são as empresas que oferecem riscos secundários à sua marca. Ou seja, é o momento de buscar pelos seus concorrentes indiretos.

Em suma, concorrentes indiretos são aquelas organizações que estão no mercado e oferecem produtos e serviços que se diferenciam dos seus. No entanto, esses mesmos produtos e serviços podem substituir os da sua empresa em determinado momento. Resultado: seus rivais secundários podem roubar seus clientes em potencial a qualquer instante, caso você não tenha o devido cuidado.

Agora que você sabe quais passos são fundamentais para uma boa análise de concorrentes, faça já a sua! Para isso, conte com os serviços da Insider, instituto de pesquisa de mercado. Atuamos em todo o Brasil com estudos de conhecimento de concorrência, consultoria de mercado, posicionamento de produtos e muito mais. Entre em contato para entender melhor sobre os nossos serviços!

Quer expandir seu conhecimento? Acesse nosso blog e confira nossos últimos artigos:

Posts Relacionados

× Fale conosco pelo Whatsapp