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Por que aumentar o Share of Wallet do seu negócio é importante?

Por que aumentar o Share of Wallet do seu negócio é importante?

Aumentar o share of wallet tem sido o maior objetivo das empresas hoje. Isso porque é mais vantajoso conquistar e fidelizar ainda mais os clientes antigos do que conquistar novos. Além da fidelização, aumentar o share of wallet faz crescer os lucros da sua empresa e proporciona ao seu negócio cada vez mais vantagens sobre os concorrentes.
Não sabe do que o share of wallet e quer aprender a fazer o seu negócio lucrar mais? A Insider preparou esse artigo para te ajudar.

Afinal, o que é o share of wallet?

O que é share of wallet?

Share of wallet significa “parcela da carteira” na tradução livre e literal do inglês para o português. É, na verdade, a parcela de orçamento que o consumidor investe em determinado estabelecimento, para uma categoria de gastos específica. Por exemplo: uma família tem um gasto mensal de 1000 reais com supermercado, dos quais 500 reais são gastos em um único estabelecimento. Sendo assim, o share of wallet desse supermercado, para esse consumidor, é 50%.

Importância

Imagine que de um orçamento de mil reais, sua empresa está levando 500 reais. Isso quer dizer que o restante do orçamento está deixando de ir para seu estabelecimento e indo para a concorrência.
Este é o maior objetivo de aumentar o share of wallet: além de fidelizar o cliente, fazer com que o orçamento dele para produtos que a sua empresa oferece venha para você.
Com a saturação de mercado, existem várias opções de estabelecimentos que oferecem um produto para o cliente escolher. Aumentar o share of wallet para o seu negócio trará para você um lucro que antes era dividido com a concorrência.

Alguns levantamentos de institutos de pesquisa de mercado mostram que a satisfação do cliente não necessariamente culminará em aumentar o share of wallet, porque uma pessoa pode recomendar o seu negócio e todos os outros que proporcionaram alguma satisfação. É necessário então buscar um instituto de pesquisa para saber o que leva esse consumidor a comprar em outro estabelecimento e buscar mudanças pontuais para aumentar o share of wallet do cliente para seu negócio. Os clientes que já têm fidelidade com a sua empresa passarão, então, a destinar o orçamento total para a sua empresa, além de recomendarem apenas o seu estabelecimento, não mais o seu e a concorrência.

Anote as dicas de como aumentar o share of wallet

Hábitos de consumo do cliente

A empresa só consegue atingir um crescimento constante e aumentar o share of wallet quando entende o consumidor. Mais do que isso, quando pesquisa e analisa os desejos e hábitos de consumo dos clientes. Para realizar a tarefa, uma pesquisa pode ser aplicada para levantar questionamentos como:

  • Quais são os serviços e produtos da empresa mais consumidos pelo cliente e respectiva nota de avaliação?
  • em um ranking de 0 a 10, sendo 10 o topo da preferência, onde a empresa se enquadra?
  • qual concorrência também é frequentada pelo cliente?
  • o que ambos (concorrência e sua empresa) possuem de pontos atrativos?

Cross-selling e up-selling

Cross-selling trata-se de uma estratégia aplicada em produtos complementares. Na compra de um item de determinado segmento, o cliente ganha desconto em outro da mesma área (compra da vassoura gesticula desconto na pá, por exemplo). O up-selling é focado na venda do mesmo serviço/produto para o mesmo cliente (após contratar pela terceira vez o serviço de limpeza para a casa, a quarta possui um preço especial e vantajoso).

Produtos e serviços

Por falar em produtos e serviços e estratégias possíveis de serem aplicadas, aumentar o mix deles é uma ótima oportunidade de aumentar o share of wallet. Após conhecer seus clientes, você pode oferecer serviços e produtos que melhor se encaixem com as necessidades. Esse trabalho também propicia outra linha estratégica para a empresa: de criar soluções. Sua empresa sai bem vista no mercado, tornando-se cada vez mais a preferência no segmento.

Relação entre inteligência de mercado e share of wallet!

Relação entre share of wallet e inteligência de mercado

Mais do que fidelizar o cliente, aumentar o share of wallet do seu estabelecimento trará cliente novos, uma vez que, estando 100% satisfeito com seu negócio e destinando o orçamento total a ele, o cliente não recomendará nenhuma outra empresa além da sua.
Para saber como aumentar o share of wallet do seu negócio, a inteligência de mercado é fundamental. Conhecer o seu público, seus gostos e preferências é imprescindível na hora de fazer as mudanças necessárias. Para isso, uma empresa de pesquisa de mercado  é a melhor escolha. Uma pesquisa pode te ajudar a descobrir tanto o que agrada em seu negócio e deve ser aprimorado, quanto o que o cliente encontra nos concorrentes que você não oferece. Assim, é possível fazer os ajustes necessários para atrair e fidelizar os clientes.
A Insider trabalha há mais de 17 anos prestando serviços de pesquisa de mercado e inteligência competitiva e pode te ajudar na hora de aumentar o share of wallet do seu negócio.

Em nosso blog, você pode acessar aos artigos exclusivos que elaboramos que vão estender seu conhecimento. Por lá, leia sobre estratégias de fidelização para B2B e B2C, análise de concorrentes, método NPS, características fundamentais de um bom líder e muito mais!

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