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Aprenda o que é segmentação de público-alvo e aplique no seu negócio!

homem em um reunião de negócios explicando o que é segmentação de público-alvo

Você já parou para pensar para quem você oferece seu produto/serviço? Sua empresa capta a atenção de quais grupos de consumidores? Pretende atingir novos clientes? Tendo em vista essas perguntas, descubra a importância da segmentação do público-alvo e faça seu negócio deslanchar nas vendas. Prossiga a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é segmentação de público-alvo e qual sua importância?

Antes de tudo, vamos definir o que é segmentação de público-alvo. Em outras palavras, consiste em um grupo de consumidores com comportamento semelhante, prováveis de contratar o seu serviço ou comprar o seu produto.

Em vista disso, a importância de definir o seu público-alvo se dá pela fidelização dos seus clientes, e até mesmo na captação de futuros consumidores. Além disso, é possível criar campanhas e estratégias de comunicação mais assertivas, que atinjam as pessoas certas e gere lucro para sua empresa.

Defina a segmentação de público-alvo da sua empresa em 5 passos!

1- Pesquisa de mercado

Em primeiro lugar, para realizar a segmentação de público-alvo do seu negócio, será necessário realizar uma pesquisa mercadológica.  A partir disso, você terá uma base para saber se está no caminho certo. Porém, tudo isso varia. Por exemplo, sua empresa vende para consumidores finais (B2C) ou oferece serviços para outras empresas (B2B)? Seja como for, as abordagens serão feitas de diferentes formas.

2- Coleta de dados

Uma boa estratégia é realizar uma coleta de dados completa. Ou seja, busque respostas e informações dos seus clientes já existentes. Nesse sentido, poderá produzir uma pesquisa qualitativa ou quantitativa. Juntamente a isso, conte com a ajuda de pesquisa de satisfação e formulários online com perguntas de caráter subjetivo e pessoal. Feito isso, analise os resultados obtidos.

3- Defina o seu negócio

Definir exatamente o ramo do seu negócio contribui na segmentação de público-alvo. Perceba se o serviço/produto que você oferece visa atingir a necessidade ou desejo do seu cliente. Por exemplo, pense numa empresa de alimentos, ela pode ser considerada um negócio que satisfaz uma necessidade humana: a fome. Diferentemente de uma empresa de streaming e entretenimento que visa um desejo de diversão e hobby, como consumo de filmes.

4- Utilize critérios específicos

Para determinar a segmentação de público-alvo, existem fatores específicos que auxiliam nessa pesquisa. Conheça alguns:

  • demográfico — gênero, renda, idade, religião;
  • geográfico — hábitos que variam em cada estado, cidade, país;
  • natureza — clima que implica na sazonalidade (ex: aumento da venda de picolés no verão);
  • ciclo de vida — recém-casados, grávidos, idosos aposentados.

5- Use ferramentas digitais

A tecnologia nos permite saber o que está sendo mais procurado na internet, por meio da plataforma Google Trends.  Ademais, também é possível comparar resultados obtidos, como, por exemplo, o que tem sido mais acessado no seu site, quantas pessoas foram atingidas com seu conteúdo e outras especificidades. Caso não tenha habilidades em marketing digital, conte com a ajuda de especialistas.

Insider: instituto referência em inteligência de mercado!

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