SP: +55 11 2548-3001           RJ: +55 21 2556-3300           insider@insider.com.br           +55 11 94542-4440

Como fazer um posicionamento de mercado corretamente?

posicionamento no mercado

Posicionamento no mercado está ligado à forma com que a organização é percebida pelo público. A empresa que sabe comunicar seus valores de forma clara, objetiva e correta tende a ser melhor compreendida no cenário mercadológico.

De acordo com o levantamento feito pela provedora de informações financeiras, Economatica, o valor de mercado de empresas brasileiras cresceu 17% em abril. Diante disso, provocou-se o aumento da quantidade de instituições atentas às questões relacionadas ao posicionamento no mercado. Não é difícil encontrar organizações que se dispõem a investir fortemente em mecanismos de marketing para que não apenas solidifique seu posicionamento no mercado, mas também alavanque suas vendas.

Mas para que a corporação se posicione de forma eficiente, é preciso que dedique atenção a aspectos fundamentais. A seguir, listamos critérios que lhe ajudarão a compreender melhor o processo de posicionamento no mercado:

Posicionamento de Mercado: como defini-lo?

Identificar o público

Inicialmente, é necessário segmentar o público geral. Não adianta trabalhar em uma comunicação exposta para uma grande quantidade de pessoas se a mensagem não é compreendida completamente. Identificar o público cujo os esforços comunicacionais serão direcionados é primordial porque, desse modo, a mensagem será transmitida com maior eficácia e os custos serão reduzidos. Nessa fase, a pesquisa de mercado é o grande facilitador para a segmentação do público; ela funcionará como uma diretriz para o posicionamento no mercado.

Clareza sempre

Boa parte das empresas pecam por não transparecer seus reais valores e assim ficam deficientes com posicionamento no mercado. Em determinados casos, a organização dedica a atenção apenas às suas promessas e tornam-se incapazes de enxergar se, realmente, elas estão sendo cumpridas e percebidas pelo público. É imprescindível que a instituição tenha total consciência  da missão, da visão e da promessa por ela representadas e verifique se essas diretrizes estão sendo implementadas no mercado e percebidas pelo público.

Diferenciação no mercado

Dependendo do mercado no qual atua, a empresa pode encontrar alto ou baixo grau de concorrência. O elevado nível competitivo pode dificultar a forma cuja empresa será percebida. Os serviços e  os produtos disponíveis atualmente assemelham-se em muitos aspectos: seja no conteúdo físico ou nos benefícios oferecidos. Para fortalecer o posicionamento no mercado, é válido que as instituições invistam em atributos específicos, originais e que, ao mesmo tempo, tenham a ver com suas ideologias. Neste ponto, é essencial que as empresas ofereçam a mais do que já é oferecido pela concorrência. Ocorre como em uma prateleira de supermercado onde o produto diferenciado ganha destaque.

Posicionamento no mercado: o que fazer após alcançá-lo?

Não basta apenas definir o posicionamento no mercado, é preciso que o reforce sempre e o mantenha sólido na mente do cliente. É essencial contar com a ajuda de uma excelente empresa de pesquisa para avaliar e reavaliar as opiniões da população, identificar o grau de satisfação, a importância e a relevância da empresa para o público. Para auxiliar esse processo, a Insider Inteligência de Mercado disponibiliza todo o suporte que um instituto de pesquisa é capaz de oferecer. Ficou interessado? Entre em contato conosco e fique por dentro de assuntos como inteligência de mercado e inteligência competitiva!

Posts Relacionados

× Fale conosco pelo Whatsapp