SP: +55 11 2548-3001           RJ: +55 21 2556-3300           insider@insider.com.br           +55 11 94542-4440

Saiba a importância de pesquisas para festas empresariais

festas empresariais

O fim do ano é sempre uma época propícia para a realização de festas empresariais. Durante esse período, a integração entre os funcionários é facilitada pela alegria das celebrações, o que melhora o clima organizacional. Além disso, é um momento favorável para avaliar o desempenho de colaboradores e presenteá-los por conta de boas ações feitas. Por essas razões, o planejamento do evento corporativo de fim de ano deve ser levado a sério. Entretanto, mesmo com o rigor na organização da confraternização, muitos gestores ainda negligenciam as avaliações pós-festa.

Quando essas pesquisas de satisfação são deixadas de lado, inúmeros benefícios que poderiam ser aproveitados pela instituição são perdidos. Em muitos casos, essa indiferença pode resultar em prejuízos para a organização. Considerando essa questão, a Insider elaborou este artigo sobre a importância das pesquisas de satisfação após festas empresariais. Confira!

Por que fazer pesquisas de satisfação após festas empresariais?

Durante a organização de um evento corporativo, é comum que a visão do convidado se diferencie do ponto de vista dos profissionais envolvidos na produção. Por isso, é muito importante contar com o feedback dos participantes para ter uma noção mais neutra sobre a confraternização. Dessa forma, será mais fácil acertar durante o planejamento de novas festas empresariais.

Itens como a qualidade de fornecedores, impactos da celebração e satisfação com o local escolhido podem ser avaliados criteriosamente. Além disso, é possível perguntar sobre o nível de vontade  dos colaboradores de participar e realizar novas festas empresariais. Conhecendo essas questões, os gestores também recebem a vantagem de otimizar os investimentos nas próximas edições. É importante ressaltar que a satisfação dos colaboradores é um item imprescindível para o sucesso empresarial.

Quando o evento de encerramento do ano obtém feedbacks construtivos, se torna mais fácil começar o próximo ano positivamente. Ou seja, os colaboradores começam o novo ano com mais vontade de trabalhar a favor da instituição, com mais produtividade. Esse fator é imprescindível para aumentar a lucratividade e melhorar os resultados da empresa.

Como essa pesquisa pode ser realizada?

 

A melhor forma de realizar o procedimento com eficiência é por meio de um instituto de pesquisa. Dessa forma, profissionais qualificados poderão avaliar as respostas e mensurar os resultados com mais precisão. Lembre-se de que uma boa mensuração é fundamental para que as estratégias futuras sejam bem definidas pela empresa.

Geralmente, um questionário online é enviado por e-mail para os participantes da confraternização. Assim, os participantes da pesquisa terão mais comodidade para responder às questões. Por meio desse formulário, é possível indagar sobre a qualidade do evento e até mesmo sobre a imagem institucional da empresa. O recomendado é que sejam disponibilizadas alternativas ordenadas em escala. Seguindo esse cuidado, haverá um maior equilíbrio entre as respostas positivas e negativas do questionário.

Também é importante inserir perguntas abertas para que os colaboradores tenham mais espaço para elaborar suas impressões e fazer críticas. Brindes podem ser oferecidos aos funcionários para incentivar a participação. Procure oferecer presentes que sejam úteis no dia a dia dos colaboradores, para que eles sejam ainda mais valorizados. Também é possível dar itens personalizados, que tenham relação com o segmento da empresa. Além de gerar mais identificação e sensação de pertencimento, isso irá melhorar a cooperação de todos. Outros cuidados devem ser tomados ao longo da realização do questionário sobre festas empresariais. Confira abaixo quais são eles.

Escolha a abordagem correta

Como a festa é de fim de ano, o ideal é selecionar uma linguagem mais descontraída. Entretanto, se a empresa tiver uma postura padrão mais formal, prefira essa abordagem. O ideal é que o texto escolhido seja claro e sucinto, para que não aconteçam falhas de interpretação. Qualquer questão mal elaborada pode resultar em respostas ambíguas e afetar a mensuração da pesquisa.

Selecione os itens da pesquisa com critério

 

É importante que o formulário seja bem estruturado. Entre os itens que são fundamentais, está a nota geral da confraternização. Essa questão é ainda mais relevante se o evento for de grande proporção. Também é necessário incluir uma avaliação item a item, com buffet, atendimento e organização geral como os principais itens verificados.

Também é recomendado inserir perguntas abertas, com indagações sobre possíveis melhorias. Esse aspecto faz com que os funcionários se sintam atendidos e valoriza a colaboração de todos. Apesar de parecer um item irrelevante, ele é capaz de aumentar drasticamente a produtividade dos colaboradores.

Tenha objetividade

Pesquisas de satisfação após festas empresariais precisam ser curtas. Caso questionário seja longo demais, é possível que o participante desista. Também é importante levar em consideração que um formulário muito extenso pode aumentar a dificuldade de análise dos dados. Logo, a pesquisa deve ser curta, com uma média de 5 a 10 questões objetivas. Assim, a taxa de clareza das respostas será muito maior, o que acarretará em um maior sucesso da pesquisa.

Se você deseja utilizar a pesquisa de satisfação em festas empresariais, conte com a Insider. Com esse recurso você tem a oportunidade de melhorar o ambiente organizacional, potencializar o resultado de funcionários e evitar a falência. Somos a empresa de pesquisa de mercado certa para realizar o procedimento, pois possuímos x anos de experiência. Somos especializados em inteligência de mercado e contamos com uma equipe altamente qualificada. Entre já em contato conosco para saber mais!

Posts Relacionados

× Fale conosco pelo Whatsapp