SP: +55 11 2548-3001           RJ: +55 21 2556-3300           insider@insider.com.br           +55 11 94542-4440

Dicas simples para melhorar o clima organizacional da sua empresa

clima organizacional

A grande rotatividade de funcionários em uma empresa, além de gerar custos, é um sinal que algo pode não estar tão bom. Considerando os tempos de crise que o país está vivendo, demitir funcionários descontentes nem sempre é a melhor solução para o clima organizacional: devemos considerar que, fazendo isto, ocorrerão atrasos no cumprimento dos prazos, tempo gasto para treinar um novo funcionário e uma eventual redução no atendimento ao cliente, uma vez que os outros colaboradores poderão se sentir sobrecarregados.

É importante analisar cada setor da empresa para saber o que está levando os funcionários à insatisfação. Dependendo do problema, o ideal é investir em benefícios, políticas de remuneração e criar um ambiente mais agradável e justo. Pensando nisso, A Insider separou quatro dicas que podem ajudar a melhorar o clima organizacional da sua empresa. Confira!

4 dicas que podem mudar seu clima organizacional

1- Ofereça incentivos

Oferecer plano de saúde ou odontológico pode ser uma alternativa para que o funcionário tenha vontade de continuar na empresa, pois, no cenário atual, não está fácil contar com hospitais públicos.

Uma outra ideia que pode mudar o clima organizacional seria flexibilidade no horário de trabalho do colaborador. Muitos apresentam problemas que devem ser resolvidos em horários comerciais, mas se prejudicam por não ter horário para solucioná-los.

Você também pode oferecer um dia da semana ou do mês para que seja realizado o trabalho Home Office, dependendo do seu modelo de empresa, e oferecer comissões àqueles que atingirem as metas. Um valor extra no final do mês é sempre bem-vindo e faz com que os funcionários fiquem motivados para atingir a meta, mais uma vez, no mês seguinte.

Pesquise seus funcionários e descubra quais são os incentivos que mais interessam a eles.

2- Crie vínculos

O feedback é um ponto primordial para o clima organizacional e, apesar disso, poucos gestores levam em consideração. Mostrar ao colaborador que você está acompanhando e conduzindo todos os seus movimentos, faz com que ele se sinta importante e capacitado para determinado cargo.

Todos os colaboradores precisam se sentir seguros para cumprir suas funções. Dar os parabéns ou bonificar àquele que atingiu as expectativas do mês é indispensável para que ele se mantenha entusiasmado. Contudo, chamar atenção daquele que não teve o desempenho esperado também é interessante.

Fazer happy hours mensais ou confraternizações em datas comemorativas também são maneiras de criar vínculos com os funcionários.

3- Trabalhe a criatividade

Uma empresa que busca crescer deve estar sempre aberta a novas ideias e novas possibilidades para atrair mais clientes. Incluir funcionários em projetos que não façam parte da sua rotina de trabalho desperta o interesse, a criatividade e o desafio.

4- Seja um líder

Um chefe, aquele que manda, é verbalmente agressivo e cobra o tempo inteiro não faz bem para o clima organizacional. Os funcionários buscam por alguém que os motive, os inspire, entusiasme e os oriente. Um líder deve ser autocrítico e perceber o que tem que ser melhorado para que o clima organizacional se torne agradável, incluindo os seus próprios defeitos.

 

Se com todas essas dicas seus funcionários ainda desejarem sair da empresa, você pode criar uma pesquisa de clima organizacional e medir a qualidade de vida percebida pelos colaboradores. Para isso, conte com a Insider. Somos um instituto de pesquisa especializado em fornecer subsídios para a suas tomadas de decisões. Entre em contato conosco, conheça nossas pesquisas e surpreenda-se.

Links úteis:
inteligência de mercado;
inteligência competitiva;
empresa de pesquisa de mercado.

 

Posts Relacionados

× Fale conosco pelo Whatsapp