5 fatores que influenciam o comportamento do consumidor e mais!

Uma pessoa que recebeu sua encomenda. Veja os fatores que influenciam o comportamento do consumidor!

Com o mercado cada vez mais competitivo, para sair na frente dos seus concorrentes você deve ter algo que eles não tenham. Conhecer seu cliente e entendê-lo é muito importante, pois pode te ajudar a melhorar a experiência de compra. Por consequência, gerar fidelização. Entretanto, você sabe quais são os fatores que influenciam o comportamento do consumidor?

A Insider, um instituto de pesquisa de mercado, listou 5 principais motivos que fazem seu cliente mudar de comportamento. Além disso, vamos entender o porquê da importância de se preocupar com o comportamento do seu consumidor. Confira!

Por que se preocupar com o comportamento do consumidor?

A sua empresa deve pensar sempre em oferecer uma experiência melhor para seus clientes. Pois, assim, fica mais perto de conseguir fidelizá-lo. Compreender o que pode fazer com que o comportamento do consumidor mude se faz importante.

Ao conhecer esses fatores, sua empresa irá se destacar. Consequentemente, será mais precisa em futuras ações de marketing.

Portanto, para entendermos mais o comprador, devem ser feitas pesquisas de mercado. Em seguida, pensar na jornada de compra de sua empresa. Por último, focar nos fatores que influenciam o comportamento do seu consumidor.

5 fatores que influenciam o comportamento do consumidor

1 — Fator social

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o aspecto social. Ele tem grande peso no comportamento do consumidor, já que é quem pode controlar a condição financeira.

Sendo assim, um consumidor que faz parte da alta sociedade vai se interessar mais por algo que lhe traga luxo. Diferentemente de alguém de uma classe mais baixa.

2 — Fator cultural

A cultura é um dos principais fatores que influencia o comportamento do consumidor. Isso, pois impacta seu cliente desde muito cedo.

Qualquer coisa que se engloba em costumes e gostos são aspectos importantes. Portanto, eles podem influenciar a tomada de decisão do consumidor. Sendo assim, campanhas pensadas por esse viés devem ser realizadas com cautela.

3 — Momento da vida

Outro fator que se engloba aos já citados é o momento que seu cliente está na vida. Com o passar dos anos, os hábitos e prioridades do que obter mudam. Afinal, um idoso possui necessidades de compra diferentes de um adolescente, por exemplo. Portanto, influenciando seu comportamento na hora de obter um produto.

4 — Psicológico

O psicológico é outro fator que faz total diferença na hora da compra. Esses fatores podem ser separados em:

  • percepção;
  • motivação;
  • crenças;
  • atitudes;
  • aprendizagem.

A motivação é um dos maiores impulsionadores para a compra ou não de um produto. Sabendo aborta-lo da forma correta, fará que conquiste mais compradores. Além disso, trabalhar o estado emocional do seu cliente vai fazer com que você saia na frente dos outros.

Um gatilho psicológico pode fazer com que instigue o consumo. A nostalgia também é um bom exemplo disso.

5 — Financeiro

É claro que não podíamos deixar esse fator de fora. Geralmente, os produtos mais impactados pelo fator financeiro com isso são os mais caros. Mas, tendo em vista a atual crise econômica no Brasil, é uma preocupação para todas as classes. Contudo, para qualquer produto, o comprador quer ter certeza que vale a pena obtê-lo.

Então, é preciso mostrar ao cliente o custo-benefício. Quanto mais garantias sua empresa tiver, mais chances da compra ser feita.

Problemas com fatores que influenciam o consumidor? Vem com a Insider!

Buscando entender melhor as necessidades do seu público? Pois, bem! Conte com a pesquisa de mercado da Insider. Uma empresa com mais de 20 anos atuando em território brasileiro.

Estamos preparados para lhe auxiliar nesta fase da sua empresa com pesquisas para compreender melhor fatores que influenciam seu consumidor, com variados serviços de inteligência de mercado.

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