A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de toda população mundial. Com o isolamento social e o impedimento de ir às ruas para fazer compras, por conta das aglomerações, o consumidor precisou se adaptar ao “novo normal” para conseguir seguir uma rotina minimamente estável dentro de casa. Com isso, o estudo de mudança de comportamento se tornou indispensável para marcas que desejam entender como atingir seu público, mesmo com o Covid-19. Veja o que foi descoberto, a seguir.
Os dados que mostraremos a seguir, foram analisados por uma pesquisa da Nielsen e citam as mudanças nos hábitos de consumo perante a pandemia do novo coronavírus.
Foi possível notar com o estudo de mudança de comportamento que quando o Covid-19 chegou ao país, com alguns casos isolados, as pessoas começaram a buscar por produtos para manutenção geral da saúde e bem-estar. Com as transmissões e primeiras mortes, a prioridade passou a ser produtos para contenção do vírus – como álcool 70; saúde e segurança pública.
Com o pronunciamento dos casos e mortes múltiplas, os consumidores buscaram armazenar uma grande quantidade de alimentos e produtos de saúde, preparando a despensa para a fase do lock down. Em seguida, com a porcentagem de doentes aumentando a cada dia, as pessoas se adequaram às compras online, indo cada vez menos em lojas físicas. Com isso, houve uma preparação para a vida em distanciamento, principalmente em SP e no RJ.
Com os casos massivos, o comércio foi obrigado a fechar as portas e a população ficou cada vez mais isolada. Com isso, a preocupação do consumidor foi com viagens de compras restritas e também com o aumento do preço dos produtos. Todos precisaram se adaptar a uma vida dentro de casa.
Com o passar do tempo, a vida foi começando a voltar ao “normal”. As pessoas estão retornando às suas rotinas diárias e operando com cautela em relação à nova normalidade, como usando máscara nas ruas. De acordo com o estudo de mudança de comportamento, estamos vivendo uma fase de adaptação ao novo normal.
Os dados que mostramos anteriormente, falam de mudanças nos hábitos da população de uma forma geral. Entretanto, o ideal para que você se adapte às mudanças impostas pelo Coronavírus, é entender como o seu público, especificamente, está se comportando. Para isso, conte com a pesquisa de hábitos de consumo da Insider e adeque sua marca. Talvez a solução para aumentar suas vendas seja criar uma loja online ou, caso você já tenha, diminuir o valor do frete. Essas e outras respostas você consegue conosco! Em casos de dúvidas, entre em contato agora mesmo!
Em nosso blog, você encontra outros artigos exclusivos sobre o assunto. Confira!
Já ouviu falar em imagem e posicionamento de marca? A Insider explica como esses dois…
Com instabilidades nacionais e internacionais é importante avaliar o risco político para sua empresa. Entenda…
Sabe como funciona a agenda ESG em empresas? No artigo, a Insider, instituto de pesquisa,…
No artigo, a Insider te mostra como lidar com questões de preconceito e assédio nas…
No mundo dos negócios, ignorar a concorrência é um risco que sua empresa não pode…
Veja como as metodologias ágeis aplicadas aceleram a pesquisa de mercado. Leia mais sobre nesse…