Entender a mente de uma pessoa não é tarefa fácil. Quando falamos do consumidor, pode parecer mais complexo ainda. No entanto, como todo ser humano, o cliente também possui hábitos e padrões de comportamento que podem ser previstos. Quer aprender como antecipar o comportamento do consumidor? Então, confira essas 4 dicas que a Insider separou para você!
É certo que as principais tendências que envolvem o comportamento do consumidor variam bastante conforme o tempo. No entanto, é dever do empreendedor traçar uma investigação que torne possível um planejamento coerente e, assim, antecipar tais rumos. Isso garantirá a segurança e o sucesso do negócio.
Já viveu estas situações?
Se apegar a essas duas formas de pensamento não garante mais o sucesso de um empreendimento. Com as mudanças no público, com a geração Z, os Millenials e com as mudanças digitais, certos métodos de fazer negócio ficaram obsoletos.
Antecipar o comportamento do consumidor diante de seu produto pode ser o que falta. Para isso, aqui vão 4 dicas:
É requisito fundamental a pesquisa de mercado com foco no público-alvo. Esta ação, além de colocar o seu negócio em evidência, mostrará certas tendências. As quais poderão indicar o melhor caminho a seguir no futuro.
Podemos fazer isso passando pelos seguintes pontos:
Seguindo esses passos, é muito mais fácil antecipar o comportamento do consumidor.
Hoje, a grande maioria das pessoas têm acesso às redes sociais. Considerar e planejar uma estratégia de marketing voltada para essas ferramentas é essencial. A segmentação cria condições de estabelecer um perfil mais claro dos seus consumidores. Assim, é possível otimizar as ações a eles voltadas e prever o seu comportamento a médio prazo.
Uma bela pesquisa de mercado vai ajudar muito o sucesso desta antecipação. Visto que, será possível projetar com detalhes o provável comportamento do consumidor nos meses seguintes. Este procedimento evitará que desperdice trabalho e recursos em vão.
Por mais que o seu consumidor tenha um perfil “X”, se o mercado estiver desaquecido, é provável que venha a agir como “Y”.
Colocar em prática ações de “neuromarketing” pode ser muito vantajoso. Ele demonstra cientificamente que o consumidor não toma atitudes de compra levando em consideração a razão apenas. E sim, por uma espécie de instinto, que pode ser estimulado pelo empreendedor em uma ação efetiva de marketing.
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