Quem quer ver seu negócio progredir sabe que precisa de uma boa pesquisa de mercado. Para esta ser correta, é necessário haver a coleta de dados correta. Mas, esses podem ser divididos em dados primários e dados secundários. Você entende o que eles são? Descubra a diferença entre os dados primários e secundários e para que eles servem. Confira neste artigo da Insider!
Dados primários são, basicamente, aqueles que nunca foram coletados. O pesquisador vai ser o primeiro a coletá-los, sob alguma demanda de pesquisa, diretamente da fonte original. Por isso o nome.
No marketing, eles podem ser usados para entender melhor as características, estilos de vida, comportamentos, atitudes, motivações e percepções dos públicos da empresa. Esses públicos podem ser clientes, consumidores, colaboradores, vendedores, concorrentes, parceiros, entre outros.
Os dados buscam, então, atender às necessidades específicas da pesquisa em andamento. Depois, eles podem ser usados como dados secundários por outras empresas, se a mesma permitir acesso a eles, de forma explícita.
Alguns exemplos de coleta de dados primários são:
Seguindo a mesma lógica dos primários, os secundários são aqueles que já passaram por análise anterior. Assim, esses dados envolvem um conjunto de informações que já foram coletadas por outra pessoa durante um processo de investigação diferente. Mais rápidos de obter e a um custo menor. Porém, é válido lembrar que em muitos casos não são atualizados, podendo afetar o sucesso da pesquisa.
Os dados secundários permitem chegar a pessoas e lugares que empresas, talvez, não poderiam alcançar por meios próprios. Consultar pesquisas realizadas por grandes institutos e organizações, como o IBGE, que consulta toda a população brasileira, é um exemplo.
Dessa maneira, eles permitem fazer pesquisas e análises com maior variedade de fontes e amostras. Alguns exemplos de pesquisa envolvem:
A resposta mais acertada a esta pergunta é: depende. Devido às suas características, dados primários e secundários cumprem diferentes papéis na pesquisa e no planejamento.
Dependendo dos objetivos da pesquisa, e dos recursos disponíveis, a empresa pode optar por um ou outro tipo. Em alguns casos, a pesquisa com informações secundárias é suficiente para responder aos objetivos buscados. Em outros casos, somente os dados primários podem cumprir essa tarefa. Mas, de uma forma geral, o ideal é conciliar dados primários e secundários para construir uma visão ampla sobre o mercado e o seu público.
Precisando fazer uma pesquisa com dados secundários? A Insider é a empresa que você procura! Somos um dos mais completos institutos de pesquisas de SP, com mais de 20 anos de experiência. Conte com a nossa equipe e alcance a inteligência de mercado.
A Insider é um Instituto de Pesquisa de Mercado e Opinião especializado em atender e entender seus clientes.
Há mais de vinte anos no mercado, a Insider fornece informações de mercado com a qualidade e a rapidez que as empresas tanto necessitam em um mundo cada vez mais competitivo.
São Paulo
Av. Dr. Cardoso de Melo, 1460 / 12ª - Vila Olímpia
Tel: +55 11 2548-3001
Rio de Janeiro
Praia do Flamengo, 66 - Bl.B - Gr. 1209
Flamengo
Tel: +55 21 2556-3300
WhatsApp
+55 11 94542-4440