No âmbito de mercado, B2B significa Business to Business. Essa sigla envolve práticas estratégicas de marketing, inteligência de mercado e inteligência competitiva em relações comerciais entre empresas e organizações. Ele se dá quando duas empresas fecham negócios, uma como fornecedora e outra como cliente.
O B2B está em crescimento constante e é visto como solução para muitos problemas e defasagens no planejamento de empresas. Veja, a seguir, alguns benefícios dessa estratégia e o que ela pode acrescentar em tempos de crise como o que vivemos atualmente.
Neste modelo, por existir um contrato de fornecimento, os clientes serão mais comprometidos. Com isso, a sua ideia de quanto terá de retorno será mais certa e os gastos desnecessários diminuirão. Além disso, por vender para outra empresa, as demandas são maiores. Dessa forma, os valores são mais expressivos.
Levando em consideração que, além de vender para consumidores finais, você também vende para consumidores intermediários, seu público será ainda maior. Por atingir pessoas que não tinham acesso ao seu produto antes, seu reconhecimento será redobrado.
O B2B talvez seja uma das melhores soluções para esse momento. Afinal, estão todos na mesma situação de dificuldade. Enquanto as empresas apoiarem-se umas às outras, menores serão os efeitos da crise no mercado como um todo. Afinal, o ciclo do capitalismo precisa continuar funcionando, independente das dificuldades. Para comprovar isso, veja algumas empresas que fundiram ou que compraram outras nos últimos meses na tentativa de vencer esse momento não tão rentável:
Foi anunciado no mês de abril que a Ambev comprou a fábrica carioca de sucos Do Bem. O valor não foi revelado. A Do Bem foi criada em 2007 e é reconhecida por produzir barras de cereais e sucos com menos conservantes e pelas informações descontraídas no rótulo.
No dia 29 de abril, o Santander Brasil formou o Banco Hyundai Capital Brasil e uma corretora de seguros a partir de uma joint venture com a Hyundai. Joint venture é uma fusão com tempo determinado com o objetivo de otimizar os lucros dos envolvidos ao iniciar uma atividade econômica comum.
A loja varejista Leader foi vendida por sua antiga gestão, BTG Pactual, por um valor simbólico para a Legion Holdings. Por menos de R$1.000,00, a nova dona assume a loja e suas dívidas.
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