Saiba como tirar um projeto do papel

dicas de como tirar um projeto do papel

De acordo com Lucia Mazoni, coordenadora do MBA em Gerenciamento de Projetos da Universidade Estácio de Sá, é preciso que o empreendedor faça um plano de negócios para aprender como tirar um projeto do papel. Vera explica que, mesmo que não seja suficiente para toda a elaboração de um projeto de empreendimento, este documento ajuda a organizar ideias e a analisar se o negócio é viável ou não.

Para você, que não sabe muito bem como tirar um projeto do papel, elaborar este plano pode ser o começo de um processo minucioso de pesquisas e análises de mercado. Mas, não se espante! Pensando em ajudar pessoas como você, que querem saber como tirar um projeto do papel e obter bons resultados no segmento empresarial, nós, da Insider, selecionamos informações importantes que te orientarão nesse processo. Pegue o caderno de anotações e vamos às dicas!

Dicas sobre como tirar um projeto do papel

Aprenda maneiras de como tirar um projeto do papel

1. Analise o mercado em que seu projeto fará parte

Indiscutivelmente, quem lida com negócios precisa conhecer o seu público-alvo à fundo. No entanto, isso não é o bastante para quem deseja saber como tirar um projeto do papel. Você precisará fazer um levantamento sobre todas as pessoas que possam ser impactadas pelo seu projeto de negócio. Portanto, trabalhe com ferramentas que possam te trazer respostas sólidas sobre o mercado. A Inteligência Competitiva (IC), por exemplo, te ajudará a monitorar e a analisar cenários econômicos e mercadológicos nos quais o seu negócio estará envolvido.

Em outras palavras, é por meio desse método que você mapeará a sua concorrência, o seu público-alvo e o seu mercado, de modo que lhe sejam indicadas tendências favoráveis ao seu empreendimento.
Essa é uma fase na qual você também precisará avaliar se seu projeto, de fato, terá chances de obter êxito no mercado. Para isso, conte com os Estudos de Viabilidade da Insider. Eles avaliarão as possibilidades técnicas, financeiras e econômicas de seu projeto e te dirão se, de fato, seu negócio poderá se tornar bem sucedido.

2. Estude os seus concorrentes

Não tem como se inserir em um mercado sem saber quem disputará o público com você, não é mesmo? Conhecendo profundamente seus concorrentes, torna-se viável analisar pontos que podem ser melhorados em seu projeto de negócio.

Primeiro, observe soluções que a concorrência já oferece ao público e depois comece a analisar as necessidades que os concorrentes ainda não conseguiram suprir, para que possam ser trabalhadas em seu projeto.

Nessa etapa, a Pesquisa de Mercado Potencial te ajudará com estratégias de marketing, traçando perfis de clientes potenciais e identificando oportunidades de oferta.

3. Teste o seu projeto já na fase de desenvolvimento

Não desperdice tempo nem dinheiro levando um projeto até o fim sem saber como ele funcionará na prática. Para evitar desapontamentos, trabalhe em um Produto Viável Mínimo (PVM), que é uma versão simplificada do que será o seu projeto acabado.

Nesse momento, você também deverá contar com o Pré-teste de Projeto. Por meio desse procedimento, serão aplicados questionários, abertos ou fechados, para identificar mudanças que precisam ser empregadas em seu projeto de negócio. É importante ressaltar que, para que esse teste gere resultados sólidos, ele precisará seguir o código de ética da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP).

4. Reúna-se com os demais responsáveis pelo projeto

Possivelmente, você contará com uma equipe de parceiros que te ajudarão no desenvolvimento do projeto até o lançamento. É preciso que todos eles estejam inteirados sobre eventuais mudanças em seu projeto. Tratando-se de empreendimentos a serem lançados, ajustes são feitos ao longo do processo de pesquisas.

Portanto, busque manter os componentes da equipe informados, marcando reuniões em que são pontuados resultados do pré-teste do projeto, opinião do público e análise de mercado. Dessa forma, além de todos estarem cientes sobre as demais etapas, poderão ser discutidas estratégias e o posicionamento do seu negócio.

5. Considere auxílio externo

Por mais que você acredite ter todo o conhecimento necessário para conduzir o seu projeto, é necessário contar com uma visão externa sobre o seu negócio. Quem está de fora pode dar dicas sobre como o público geral enxerga o seu empreendimento e te orientar sobre como tirar um projeto do papel. Mas, para isso você precisará estar disponível para receber críticas.

Auxílios externos serão muito importantes, sobretudo em situações em que você precisará terceirizar partes do processo de desenvolvimento do seu projeto de negócio. Por exemplo, para coletar informações do público por meio da pesquisa de opinião, você deverá contar com empresas especializadas em pesquisa de mercado, como a Insider.

Insider te ajuda a tirar seu projeto do papel

Na busca por saber como tirar um projeto do papel, a Insider torna-se o seu viabilizador de ideais. Como um instituto de pesquisa de mercado, nosso objetivo é te orientar sobre como tirar um projeto do papel e obter êxito. Nós trabalhamos há mais de 15 anos com inteligência de mercado, transformando projetos de negócios em realidade. Se você pretende colocar em prática o seu tão sonhado empreendimento, entre em contato conosco.

 

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