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Perfil do consumidor online: quais são as características?

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, ABCOMM, o Brasil registrou faturamento de R$17 bilhões no setor de e-commerce ao final do primeiro trimestre de 2019. Tal fator demonstra que o consumidor brasileiro está apto a executar mais compras na internet. Diversas são as razões que o conduzem a praticar esta ação, essas vão além de separação entre os gêneros. Por isso, para que a empresa garanta uma boa posição é preciso que ela compreenda todos os pontos característicos do perfil do consumidor online. Prossiga a leitura deste artigo para saber conhecer melhor seu comprador e consumidor final.

Como ocorreu a evolução do consumidor?

Consumidor 1.0

Logo quando foi criada, a web 1.0 cedeu lugar a um tipo de consumidor que detinha o direito da armazenagem de dados. Neste primeiro momento, o perfil do consumidor online era definido por seguir as recomendações fornecidas pela empresa. Então, as informações não surgiam de ambos lados como acontece hoje.

A instituição era responsável por conceder as informações enquanto os consumidores precisavam segui-las para alcançar o produto ou serviço. Assim, “interação” era uma palavra inexistente no conceito do consumidor 1.0.

Nas redes, o consumidor tinha acesso aos canais tradicionais. Alguns exemplos são: telefone e endereço da loja física. Portanto, as empresas ainda detinham o poderio das informações que circulavam na rede e como seria possível alcançá-las. Nenhum informe ganhava audiência antes de passar pela aprovação da instituição.

Consumidor 2.0

Com a chegada da web 2.0, os usuários passaram a lançar suas próprias informações na plataforma. Nesta era, os blogs foram pioneiros e depois a evolução se estendeu até alcançar as redes sociais. Nelas, eles podem entrar em contato uns com os outros sem depender que a empresa assuma o papel de intermediária.

A partir do fortalecimento destas ligações o consumidor 2.0 ganhou maior poder de decisão, escolha e, principalmente, voz. De tal maneira, o perfil do consumidor online que antes era tratado apenas como agente passivo deu lugar ao poder ativo.

Consumidor 3.0

Diferente dos modelos de consumidores anteriormente tratados, o tipo 3.0 é o único capaz de transformar o esquema de comunicação. Ele tem nas mãos tanto o poder de promover a marca, quanto de tirá-la de operação. Tal fator pode ser comprovado ao passo que o crescimento exponencial da tecnologia permitiu que este ganhasse mais possibilidade de expressar-se por meio de notas e opiniões. A reputação da instituição passou a depender do nível de satisfação dos consumidores da marca. Portanto, o perfil do consumidor online 3.0 se diferencia dos demais ao passo que ele configura um grande crítico, capaz de influenciar outras pessoas a partir da experiência dele.

Quais são as variáveis que definem o perfil do consumidor online?

Depois de compreender a evolução nos níveis de consumidores online, chegamos ao ponto mais importante deste artigo. Afinal, a teoria de quem mais compra pela internet são mulheres jovens é válida? Os próximos pontos serão fundamentais para responder a essa pergunta. Veja!

Idade

Pensando a respeito do perfil do consumidor online um traço característico que pode vir à mente é a idade deste. Realmente, hoje o ambiente virtual é “dominado”por conteúdos produzidos de jovens para este mesmo grupo. Contudo, embora exista essa relação, quando se trata de compras a proposta é outra.

O relatório denominado Webshoppers, divulgado pela Ebit, empresa que faz parte de uma companhia global de aferição de dados, constatou que a idade média dos compradores é de 42,2 anos. Tal questão cabe ao fato destes serem responsáveis pelo maior número de movimentação financeira na web. Ou seja, os jovens também compram, no entanto, costumam optar por produtos de menor valor agregado. Assim, para analisar melhor quem se enquadra como consumidor dos produtos disponibilizados pela sua loja online, é fundamental considerar a idade deste. A posição no ciclo de vida também importa, lembre-se disso!

Gênero

Apesar de todos os estereótipos acerca das mulheres serem mais consumistas que os homens, quando fala-se a respeito das compras na internet o quadro é outro. Os homens são definidos como os principais compradores nos supermercados online.

A diferença, entretanto, caracteriza-se no valor de ticket médio arrecadado por cada um dos gêneros. Em outras palavras, os homens tendem a gastar mais que as mulheres em e-commerces. Além disso, costumam investir com maior ênfase no mercado de tecnologia enquanto mulheres optam, em maior parte, por produtos de beleza.

Logo, o gênero também está entre as possíveis variáveis que particularizam cada tipo de consumidor. Desta forma, quando pensar em posicionar um produto na web, sua empresa precisa distinguir a qual gênero ele poderá atender.

Região

Por fim, um ponto crucial para definir o perfil do consumidor online é localizá-lo. Isso é, reconhecer o lugar onde ele se encontra. No Brasil, por exemplo, cada região prevê um padrão de necessidade específica e poderio de compra diferenciado. Devido a isso, o comércio eletrônico atinge níveis diferenciados conforme cada região.
A 35ª edição do Webshooppers identificou a relação entre as porcentagens de compras estipuladas de acordo com cada localidade do país. Elas são:

  • 60% na região sudeste;
  • 16% na região sul;
  • 12,5% na região nordeste;
  • 8,5% na região centro-oeste;
  • 3% na região norte.

Conheça a Insider!

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Em nosso blog, veja outros artigos com temas semelhantes a este para enriquecer seu conhecimento. Lá estão:

Conheça os benefícios da pesquisa de mercado online;
Como compreender o perfil da mulher consumidora?;
Geração Z: entenda os hábitos dos consumidores do futuro.

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