Como criar uma campanha publicitária de sucesso
Muitos profissionais de comunicação se perguntam sobre como criar uma campanha publicitária de sucesso. Podemos dizer que o fator sorte conta muito, mas existem quesitos que são determinantes para uma campanha ganhar visibilidade.
Inicialmente, precisamos entender que a campanha publicitária é uma mensagem que transmite uma ideia ou opinião. O sucesso da campanha dependerá, basicamente, de como ela for trabalhada. O marketing e a pesquisa de mercado funcionam como ferramentas que guiam os trabalhos de comunicação.
Embora não exista a fórmula certa para criar uma campanha publicitária de sucesso, há um caminho que precisa ser seguido. Considerando alguns critérios, certamente, as chances de alcançar o sucesso da campanha serão maiores.
Dicas para criar uma campanha publicitária de destaque
1. Compreenda que comunicação é investimento
Embora dados do Ibope Media ressaltem que o investimento publicitário na América Latina cresceu 5,7% em 2015, há quem enxergue trabalhos comunicacionais como despesas. Quem contrata os serviços de comunicação precisa compreender que outdoors, anúncios e promoções são recursos que trazem benefícios às empresas. O retorno financeiro, geralmente, não é obtido a curto prazo.
2. Qual será o público-alvo trabalhado?
Para guiar os trabalhos de comunicação, é necessário identificar o target (público-alvo) que será impactado. Deve-se estudar aspectos psicológicos, culturais e comportamentais. Quanto mais informações obtiver a respeito do público pretendido, mais precisa será a comunicação e maiores serão as chances de criar uma campanha publicitária de destaque.
3. Estruture o planejamento
Nessa etapa, será preciso definir mercado de atuação, estratégias e posicionamento. A partir disso, é possível identificar quais os tipos de mídia que serão utilizados e quais as estratégias de comunicação serão empregadas.
Deve-se estudar, minuciosamente, recursos como marketing e design, relacionando-os às estratégias de negócio. Com isso, você garantirá o desenvolvimento correto da comunicação.
4. Trace metas e delimite objetivos
Determinar um ou mais objetivos a serem conquistados é importante não apenas para criar uma campanha publicitária, mas também para outras áreas profissionais. Partindo desse princípio, identifique o objetivo maior a ser alcançado e fragmente-o em metas. Quanto mais metas forem conquistadas, mais próximo do objetivo você estará. Lembre-se de que os objetivos podem vir expressos na campanha, como forma de despertar a identificação do público com a marca.
5. Saiba o quanto investir
As ideias surgem durante o processo criativo. Mas, nem sempre, elas estão de acordo com a quantia destinada à campanha. Por isso, é importante alinhar esses dois fatores para que, futuramente, problemas financeiros não impeçam que objetivos sejam conquistados. Ao ter consciência financeira, você evitará que ideias fiquem embargadas e saberá investir no que, realmente, dará certo.
6. Como será feita a divulgação?
Embora caiba ao planejamento publicitário determinar as estratégias de promoção em pontos de venda, precisamos destacar a importância que a divulgação tem para o desenvolvimento de uma campanha.
Com as mudanças tecnológicas, ampliou-se as possibilidades de se divulgar uma marca e/ou um produto. Para criar uma campanha publicitária de sucesso, considere a forma de distribuição que mais atenda às necessidades do projeto que você estiver desenvolvendo.
7. Analise a eficiência da campanha
É extremamente importante analisar a campanha como um todo. Dessa forma, você avaliará pontos fortes e fracos e saberá onde melhorar. Criando um documento com informações a respeito do cumprimento de prazos, atuação dos recursos de marketing e feedback do público, é possível medir o impacto causado pela campanha. Além disso, você não pode esquecer que as pesquisas de mercado exercem um papel fundamental nesse processo. A Pesquisa de Recall, por exemplo, verifica se os esforços de comunicação estão atingindo o público-alvo pretendido.
Como você pôde ver, criar uma campanha publicitária envolve muito esforço e dedicação. Se seu objetivo é chegar ao melhor resultado, invista em pesquisas de mercado e tenha a certeza de desenvolver um projeto de boa qualidade. Ao entrar em contato com a Insider, instituto de pesquisa que lida com inteligência de mercado, você terá acesso às informações sobre Pesquisa Recall e demais procedimentos.
Links úteis:
empresa de pesquisa de mercado;
instituto de pesquisa de mercado;
inteligência competitiva.