SP: +55 11 2548-3001           RJ: +55 21 2556-3300           insider@insider.com.br           +55 11 94542-4440

Como criar uma campanha publicitária de sucesso

insider te mostra como criar uma campanha publicitaria de sucesso

Muitos profissionais de comunicação se perguntam sobre como criar uma campanha publicitária de sucesso. Podemos dizer que o fator sorte conta muito, mas existem quesitos que são determinantes para uma campanha ganhar visibilidade.
Inicialmente, precisamos entender que a campanha publicitária é uma mensagem que transmite uma ideia ou opinião. O sucesso da campanha dependerá, basicamente, de como ela for trabalhada. O marketing e a pesquisa de mercado funcionam como ferramentas que guiam os trabalhos de comunicação.
Embora não exista a fórmula certa para criar uma campanha publicitária de sucesso, há um caminho que precisa ser seguido. Considerando alguns critérios, certamente, as chances de alcançar o sucesso da campanha serão maiores.

como ter uma campanha de sucesso

Dicas para criar uma campanha publicitária de destaque

1. Compreenda que comunicação é investimento

Embora dados do Ibope Media ressaltem que o investimento publicitário na América Latina cresceu 5,7% em 2015, há quem enxergue trabalhos comunicacionais como despesas. Quem contrata os serviços de comunicação precisa compreender que outdoors, anúncios e promoções são recursos que trazem benefícios às empresas. O retorno financeiro, geralmente, não é obtido a curto prazo.

2. Qual será o público-alvo trabalhado?

Para guiar os trabalhos de comunicação, é necessário identificar o target (público-alvo) que será impactado. Deve-se estudar aspectos psicológicos, culturais e comportamentais. Quanto mais informações obtiver a respeito do público pretendido, mais precisa será a comunicação e maiores serão as chances de criar uma campanha publicitária de destaque.

3. Estruture o planejamento

Nessa etapa, será preciso definir mercado de atuação, estratégias e posicionamento. A partir disso, é possível identificar quais os tipos de mídia que serão utilizados e quais as estratégias de comunicação serão empregadas.
Deve-se estudar, minuciosamente, recursos como marketing e design, relacionando-os às estratégias de negócio. Com isso, você garantirá o desenvolvimento correto da comunicação.

4. Trace metas e delimite objetivos

Determinar um ou mais objetivos a serem conquistados é importante não apenas para criar uma campanha publicitária, mas também para outras áreas profissionais. Partindo desse princípio, identifique o objetivo maior a ser alcançado e fragmente-o em metas. Quanto mais metas forem conquistadas, mais próximo do objetivo você estará. Lembre-se de que os objetivos podem vir expressos na campanha, como forma de despertar a identificação do público com a marca.

5. Saiba o quanto investir

As ideias surgem durante o processo criativo. Mas, nem sempre, elas estão de acordo com a quantia destinada à campanha. Por isso, é importante alinhar esses dois fatores para que, futuramente, problemas financeiros não impeçam que objetivos sejam conquistados. Ao ter consciência financeira, você evitará que ideias fiquem embargadas e saberá investir no que, realmente, dará certo.

6. Como será feita a divulgação?

Embora caiba ao planejamento publicitário determinar as estratégias de promoção em pontos de venda, precisamos destacar a importância que a divulgação tem para o desenvolvimento de uma campanha.
Com as mudanças tecnológicas, ampliou-se as possibilidades de se divulgar uma marca e/ou um produto. Para criar uma campanha publicitária de sucesso, considere a forma de distribuição que mais atenda às necessidades do projeto que você estiver desenvolvendo.

7. Analise a eficiência da campanha

É extremamente importante analisar a campanha como um todo. Dessa forma, você avaliará pontos fortes e fracos e saberá onde melhorar. Criando um documento com informações a respeito do cumprimento de prazos, atuação dos recursos de marketing e feedback do público, é possível medir o impacto causado pela campanha. Além disso, você não pode esquecer que as pesquisas de mercado exercem um papel fundamental nesse processo. A Pesquisa de Recall, por exemplo, verifica se os esforços de comunicação estão atingindo o público-alvo pretendido.

Como você pôde ver, criar uma campanha publicitária envolve muito esforço e dedicação. Se seu objetivo é chegar ao melhor resultado, invista em pesquisas de mercado e tenha a certeza de desenvolver um projeto de boa qualidade. Ao entrar em contato com a Insider, instituto de pesquisa que lida com inteligência de mercado, você terá acesso às informações sobre Pesquisa Recall e demais procedimentos.

 

Links úteis:
empresa de pesquisa de mercado;
instituto de pesquisa de mercado;
inteligência competitiva.

Posts Relacionados

× Fale conosco pelo Whatsapp