Análise de concorrentes: saiba como fazer em 4 passos

No mundo dos negócios, ignorar a concorrência é um risco que sua empresa não pode correr. O cenário competitivo atual exige que organizações de todos os portes conheçam profundamente seus concorrentes. Afinal, é extremamente importante ter conhecimento sobre as empresas que possuem características semelhantes à sua. Dessa forma, entender quem são, como atuam e quais estratégias utilizam pode ser o diferencial para o sucesso do seu negócio no longo prazo. Neste artigo, a Insider te mostra 4 dicas fundamentais para fazer uma análise de concorrentes eficiente. Veja a seguir!

4 passos para uma análise de concorrentes eficiente

1- Identifique os seus principais concorrentes

O primeiro passo da análise de concorrentes é identificar quem são as empresas que disputam o mesmo público que o seu negócio. Com isso, é importante considerar:

  • concorrentes diretos, que oferecem produtos ou serviços semelhantes aos seus;
  • concorrentes indiretos, que podem atender às mesmas necessidades dos seus clientes, apesar de não atuarem exatamente no mesmo segmento.

Uma pesquisa de mercado pode ajudar nesse mapeamento, fornecendo dados estratégicos sobre quem realmente compete com você. Em geral, esse tipo de serviço é feito por empresas de pesquisa, como a Insider.

2- Analise os pontos fortes e fracos

A partir da pesquisa de mercado, será possível avaliar a atuação dos concorrentes no mercado-alvo. Esse passo é fundamental para identificar o que eles fazem bem e onde estão suas fraquezas. Então, conforme os itens encontrados nessa etapa da análise de concorrentes, avalie o que você pode aprender, superar ou explorar no seu negócio. Vale destacar que os pontos fortes da concorrência revelam quais ações deles podem ser uma ameaça para o seu negócio. E, em contrapartida, os pontos fracos destacam possíveis oportunidades de expansão da sua marca.

3- Estude as estratégias de marketing e vendas

Entender como seus rivais se comunicam e vendem é essencial. Por isso, o próximo passo da análise de concorrentes é estudar suas estratégias. Desse modo, você pode identificar quais habilidades eles possuem para competir no mercado de forma mais assertiva que a sua empresa.

Algumas informações que podem ajudar a refinar suas próprias estratégias e encontrar espaços onde sua marca pode se destacar são:

  • promoções e precificação;
  • canais de divulgação, como redes sociais, anúncios, SEO e outros;
  • diferenciais competitivos, como benefícios exclusivos, atendimento personalizado e outros;

4- Monitore concorrentes emergentes

Por fim, o último passo da análise de concorrentes é identificar quais são as empresas que oferecem riscos secundários à sua marca. Ou seja, é o momento de buscar pelos seus concorrentes indiretos. Empresas emergentes podem se tornar uma ameaça rapidamente, caso você não tenha cuidado. Dessa maneira, é muito importante acompanhar movimentações para se manter à frente. Além dos rivais já estabelecidos, mantenha sua atenção em:

  • startups e novos empreendimentos no mercado;
  • mudanças no comportamento do consumidor;
  • tendências tecnológicas que podem mudar o cenário competitivo.

Conheça alguns erros comuns na análise de concorrentes

Agora que você já sabe como analisar a sua concorrência direta e indireta, vamos falar sobre alguns erros comuns relacionados a essa tarefa:

  • limitar-se a preços e catálogo, sem avaliar diferenciais;
  • copiar estratégias de sucesso alheias sem adaptações;
  • fazer a análise uma única vez e considerar suficiente;
  • considerar apenas quem oferece o mesmo serviço ou produto;
  • focar somente nas marcas líderes do mercado, ignorando concorrentes menores ou regionais.

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